» Elenco
Quem é quem
na história

» Fotos
Acompanhe os bastidores das filmagens

» Ficha técnica
Saiba quem são os responsáveis pela produção
» Sinopse
Um breve resumo
do filme
» Equipe de produção
Natasha Filmes e Casa de Cinema de Porto Alegre
» Imprensa
O Dia-a-Dia das Filmagens de Meu Tio Matou 1 Kra, direto de Porto Alegre
Saiba mais sobre o filme | Elenco
 

TERÇA, 29 DE JUNHO DE 2004

Ana Luz/Divulgação

A equipe se despede

Então, acabou a filmagem. Uma mistura de alívio, tristeza, saudade, felicidade e dever cumprido tomou conta da equipe.

Renan disse que está com saudades de casa, mas não queria ter de ir embora e deixar os novos amigos. "Agora volto à vida normal", disse ele. Darlan disse que passou rápido, que se divertiu muito e que logo começa a gravar Cidade dos Homens. "Vou emendar um trabalho no outro", disse Darlan. "Eu também", disse Cinthya, a produtora de elenco. É que ela começa a fazer a produção de elenco para o filme de Carlos Gerbase. E Zezé D’Alice achou que ia descansar, mas volta para o Rio já com um trabalho engatilhado: "Vou gravar um clipe de uma banda inglesa num baile funk, seja lá o que isso for", disse. Baioto, Janaína e muitos outros integrantes da equipe voltam logo ao set, participando do filme do diretor Carlos Gerbase, também produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre e que deve iniciar as filmagens em breve.

Na quinta-feira à noite, a equipe filmou os últimos planos que faltavam. A cena era uma festa da turma, em uma locação muito bonita: uma grande casa com piscina, na zona sul de Porto Alegre. Em clima de festa e descontração, a equipe se despedia. E lá pelas tantas, uma surpresa: a equipe recebeu a visita de Caetano Veloso e Paula Lavigne. Honra e alegria para esta equipe que trabalhou árduo durante seis semanas para que tudo saísse conforme planejado. Depois do trabalho terminado, a equipe comemorou com eles, até de madrugada.

Na avaliação da diretora assistente Ana Azevedo, as filmagens tiveram um excelente resultado. O cronograma foi cumprido à risca, no prazo determinado e com folga. "Deixamos as noturnas para o final, pois a mudança de turno é uma coisa que pode complicar o funcionamento das filmagens. Também é um risco que se corre. No caso de chuva, precisaríamos mudar de planos. Mas, também já tínhamos planejado como fazer em caso de chuva", declara Ana.

Segundo ela, a integração da equipe contribuiu muito para o bom andamento das filmagens: "a maioria das pessoas já se conheciam, mas até as novas integraram-se perfeitamente bem", conta. Ana diz que tem um sentimento de alívio pelo término das filmagens, mas fica uma sensação de vazio depois de tantas semanas nesse ritmo. A partir da semana que vem, ela retoma seus trabalhos na Casa de Cinema, começa a preparar-se para a assistência de direção do filme de Gerbase e planeja sua estréia como diretora de longa-metragem.

As filmagens terminaram. E agora? "Agora vem a montagem, a finalização etc... Uma etapa foi cumprida, passamos para as próximas", diz Jorge Furtado. Vem também o lançamento, a divulgação e a exibição nas salas de cinema. A partir de agora, nosso blog terá atualizações mais espaçadas. Vamos acompanhar a montagem do filme, a concepção da trilha sonora e outras curiosidades. Não deixe de visitar o site e conferir as novidades.

PS: Renan manda um beijo para os amigos de São Paulo e avisa que já está voltando.

 

QUARTA, 23 DE JUNHO DE 2004

Ana Luz/Divulgação

Um presente para Deborah Secco

A atriz Deborah Secco veio três vezes a Porto Alegre neste ano para as filmagens de Meu Tio Matou 1 Kra. Da última vez, ela permaneceu na capital gaúcha por três dias, quando encerrou sua participação no filme. A personagem Fátima, interpretada por Deborah, é a namorada de Éder (Lázaro Ramos) e pivô dos acontecimentos na trama.

Veja Fotos de Deborah Secco durante a filmagem
Confira fotos das cenas de Deborah e Lázaro Ramos

Deborah já havia participado de Caramuru – A Invenção do Brasil, que tem roteiro de Jorge Furtado, mas é a primeira vez que é dirigida por ele. A atriz diz que é uma honra, pois admira muito o seu trabalho: “Este papel é para mim um presente, principalmente porque a personagem que eu represento na novela Celebridade é completamente diferente da Fátima”, afirma.

Deborah, que já contracenou com Lázaro em um especial para Rede Globo, Homem Objeto, diz que tinha uma grande expectativa em relação ao trabalho com a equipe da Casa de Cinema de Porto Alegre: "Os atores que já trabalharam com a Casa de Cinema dizem que é uma experiência que todos deveriam ter no currículo, pois é uma das produtoras mais competentes e profissionais do Brasil, uma referência nacional", elogia.

Deborah comentou ainda que o clima de harmonia no set é muito importante para o andamento do trabalho: "Aqui é como uma grande família, por isso fiquei lisonjeada com o convite para fazer parte dela", diz.

Deborah filmou ontem suas últimas cenas e despediu-se de Porto Alegre. Ela voltou para o Rio de Janeiro, onde está ensaiando a peça teatral Dois na Gangorra.

 

QUARTA, 23 DE JUNHO DE 2004

Parte da equipe grava comercial em dia tranqüilo

Pela manhã uma pequena parte da equipe foi às ruas gravar um comercial, que entra no filme como a propaganda do roboclear, uma engenhoca inventada por Éder para ganhar dinheiro.

Durante a tarde, folga para os atores e período tranqüilo para a equipe, que fica no estúdio fazendo cenas de telas de computador. No final do dia, os atores Lázaro Ramos, Darlan Cunha, Sérgio Lulkin e a equipe realizam a filmagem de uma cena externa, em frente ao prédio de Duca, com a utilização de grua.

Deborah Secco voltou para o Rio de Janeiro nesta manhã, Lázaro encerra seu trabalho hoje. E amanhã, com a filmagem de uma cena noturna - festa da turma de Isa, Duca, Kid e Ana Paula – a equipe se despede do set.

 

TERÇA, 22 DE JUNHO DE 2004

Já temos 45 minutos de filme montado

Para o diretor Jorge Furtado, a segunda-feira foi um dia "incrível" para o andamento das filmagens de Meu Tio Matou 1 Kra. "Foi o primeiro dia de inverno do ano e fez um sol absurdo. A Deborah filmou toda a parte da Fátima que faltava e conseguimos adiantar algumas cenas", comentou.

Em vésperas de encerrar a produção, o diretor falou que a equipe já está um pouco cansada, mas feliz com o resultado. E faltam apenas dois dias... Enquanto uma equipe termina a filmagem, a outra segue com a montagem. Já são 45 minutos de filme montado! E o diretor prevê que o filme tenha um total de 90 minutos, ou seja, já estamos a meio caminho.

A noite foi de encontro com a imprensa local para Deborah Secco, Renan Gioelli, Sophia Reis, Lázaro Ramos e Jorge Furtado. Os jornalistas quiseram saber como foi a participação de Deborah e como está o filme. E Sophia deu entrevista ao vivo para uma rádio local, falando sobre futebol, uma de suas paixões.

Depois do encontro, atores e equipe foram ao Sarau Elétrico – um sarau de leituras superdescontraído, que acontece todas as terças-feiras em um tradicional bar de Porto Alegre, o Ocidente. O Sarau teve a participação especial de Lázaro Ramos como convidado. Muito à vontade, Lázaro leu textos de Adriana Falcão, entre outros, dentro do tema da noite que foi "Mulheres e outras delicadezas". O público adorou.

 

SEGUNDA, 21 DE JUNHO DE 2004

Contagem regressiva para o término das filmagens

Contagem regressiva para o término das filmagens de Meu Tio Matou 1 Kra. E a equipe já começa a sentir: "Estamos em ritmo de finaleira, saudades prévias", diz a maquiadora Aline. Faltam apenas três dias...

E a filmagem segue conforme o planejado. Hoje foram feitas cenas no apartamento de Fátima, com os atores Deborah Secco, Darlan Cunha, Sophia Reis, Lázaro Ramos, Renan Gioelli e Roberto Sá. A locação é um apartamento de cobertura, com piscina.

"O apartamento é muito legal. Um pouco apertado para as filmagens, mas legal", comenta o maquiador Luís. O dia rendeu bastante. E, como ninguém é de ferro, à noite os atores e alguns membros da equipe foram ao show de Nando Reis em uma casa noturna de Porto Alegre, a convite da Sophia. “Nos divertimos muito e o show foi incrível!”, afirma Cinthya Caprara, produtora de elenco.

 

SEGUNDA, 21 DE JUNHO DE 2004

Rafael Spuldar/Terra

"Meu filme favorito é o filme bom", diz o diretor Jorge Furtado

O diretor do filme Meu Tio Matou 1 Kra, Jorge Furtado, conversou com os internautas nesta segunda. Durante o papo, Furtado abordou diversos temas como sua carreira, trabalhos na televisão e sua paixão pelo cinema. "Não tenho um gênero preferido. Meu filme favorito é o filme bom", diz o diretor que afirma ser fã tanto de comédias quanto de dramas ou aventuras.

Veja fotos de Jorge Furtado durante o chat!

Furtado também falou sobre seus trabalhos para a TV, principalmente como roteirista de séries da Rede Globo. Por mais que Furtado tenha gostado da experiência, ele garante que não pensa em comandar alguma novela na emissora. "Não gostaria e nem saberia como fazer isso", explica.

Sobre a política cultural brasileira, Furtado também fez uma análise. "Acho razoável. Podia ser melhor ou pior. É fundamental que o País invista na produção de cultura, e o cinema é uma parte importante deste processo. Sempre há leis que precisam ser aperfeiçoadas. Mas estamos num caminho bom", finalizou.

Confira a íntegra do chat!

 

DOMINGO, 20 DE JUNHO DE 2004

Flashes e os esbarrões na Rosa

Durante o dia a equipe realizou filmagens no apartamento de Fátima, sem a Fátima. Deborah Secco deve chegar a Porto Alegre nos próximos dias para finalizar as cenas de sua personagem. Renan, Sophia, Darlan e Lázaro estavam nas cenas de domingo, que contaram com a participação de mais um ator, o Roberto Sá, que faz o papel do irmão da Fátima. O tempo ajudou para as cenas que se passam na piscina de Fátima, este foi um dos dias mais quentes desde que as filmagens começaram.

No finalzinho da tarde, a equipe deslocou-se para a praça de um bairro residencial da capital, para fazer as cenas que estão na imaginação de Duca: o tio Éder saindo de casa, esbarrando com a senhorinha que faz o reconhecimento na delegacia e com outros suspeitos do crime. Folga para a equipe de som, Darlan, Renan e Sophia, que não participam destas cenas. A cena contou com Lázaro, Sérgio Lulkin, Rosa Campos Velho e Frank Lin, um dos suspeitos.

Na praça, uma multidão se organizou em uma espécie de arquibancada para ver as filmagens. Pessoas nas sacadas, sentadas nos bancos, nas muretas e no meio-fio da calçada, acompanhavam atentas tudo o que acontecia. Um pequeno problema: a equipe teve que refazer a cena devido às pessoas que tiraram fotografias com o flash da máquina acionado. O flash altera a iluminação. O diretor, então, pediu que não fossem tiradas mais fotografias.

Depois de verem tantas vezes a mesma cena, entre ensaio e filmagem, as pessoas se impressionavam com a quantidade de esbarrões que a Rosa levou. "Eles vão ter que pagar um hospital para ela quando terminar as filmagens", comentou um menino. "A gente aprende a esbarrar sem machucar, é uma técnica de ator”, esclarece Rosa. Uma outra moradora da rua, narrava a um amigo pelo celular: “Precisas ver a iluminação, eles colocaram umas bolas coloridas, tá muito lindo!".

 

SÁBADO, 19 DE JUNHO DE 2004

Isa e Duca no centro comercial

Isa e Duca vão ao escritório do detetive. O escritório fica em um centro comercial, desses cheios de lojas de equipamentos eletrônicos, perfumes e relógios, e que existem em qualquer grande cidade brasileira. E foi num local assim que a equipe de filmagem de Meu Tio Matou 1 Kra passou o dia hoje, em pleno centro de Porto Alegre.

Pela manhã as cenas eram com Duca e Isa procurando pela sala do detetive no corredor de um dos andares do prédio. Tudo correu bem e, à tarde, a equipe mudou-se para a galeria no térreo. Gente entrando e saindo, barulho nas ruas, figurantes chegando, e o pessoal da elétrica montando a iluminação nos corredores, maquiando as fachadas das lojas, tudo para filmar uma das cenas.

Amanhã as filmagens contam com a presença de Lázaro Ramos e Renan Gioelli, além de Sophia Reis e Darlan Cunha.

 

QUINTA, 17 DE JUNHO DE 2004

Fotos e mais fotos

Organizamos três galerias de fotos para que você conheça um pouco mais sobre a produção:

Na galeria Parafernália da Produção, você vai ter uma idéia da parafernália toda que envolve a produção. Tudo tem que ser adaptado para que a cena fique perfeita.
Confira como tudo acontece por trás das câmeras

Na galeria Quem é quem na equipe você pode conhecer alguns dos integrantes da equipe responsável pela produção deste filme. São quase 70 pessoas! O trabalho em conjunto funciona tão bem que a equipe é como se fosse uma família.
Conheça o pessoal

Na galeria Paredão agita set, as fotos de filmagem do início de junho, onde foi filmada uma cena de reconhecimento na delegacia. Além de Lázaro, a cena contou com atores mais que especiais: integrantes da equipe foram escalados pelo diretor para fazerem cara de bandido no paredão. Muita gente se divertiu fazendo fotos, e até o diretor foi emparedado.
Veja aqui

 

QUINTA, 17 DE JUNHO DE 2004

Dira está de volta

Dira voltou a Porto Alegre nesta quinta para filmar suas últimas cenas. Ela contracenou com Darlan e Sophia na casa de Duca. É a primeira vez que a atriz trabalha com o diretor Jorge Furtado. Para Dira, esta "estréia" tem um gostinho especial: "Adorei o meu personagem, a Cléia, e estou muito feliz, pois o Jorge disse que é a mulher mais bacana que ele já escreveu". Nas palavras da atriz, Cléia é uma mulher resolvida e de bem com a vida, feliz com a família e a profissão.

Dira encerra sua participação, mas fica por mais alguns dias em Porto Alegre. "Não vou dizer que estou triste, mas lamento não ter passado mais tempo aqui, curtindo este ambiente agradável que foi criado especialmente para o filme. Fazer cinema é um prazer, com esta equipe então, mais ainda", afirma.

Quando Dira veio da segunda vez ao set de Meu Tio Matou 1 Kra, no início de junho, acontecia em Belém do Pará a primeira edição do Festival de Cinema de Belém – o único festival realizado na região norte do país, que tem Dira Paes como madrinha.

Ela foi uma das criadoras e organizadoras do projeto mas, em função do filme e de outros trabalhos, não participou da abertura. "O Festival vai ter todo ano", consola-se. Para não passar em branco este momento, o pessoal do Making Of gravou uma saudação de Dira diretamente do set de filmagens aos participantes do festival, que foi exibida na noite de abertura.

 

QUARTA, 16 DE JUNHO DE 2004

Darlan canta e Zezé produz o Demo-clipão

Na terça-feira depois das filmagens, a equipe foi para o hotel. Darlan compôs um rap para a equipe! Zezé D’Alice, mais que rápida, pegou sua aparelhagem de gravação de som e, sobre uma base eletrônica pré-gravada, Darlan colocou a letra.

A música, que fala de toda a equipe – desde a direção até o pessoal da maquinária, passando pela arte, figurino, produção, alimentação e transporte – contou também com a participação de Sophia e Ana Biavaschi nos backing vocals. Marcio e Nelson, nossos realizadores do making of, aproveitaram para registrar o momento.

O resultado? Um demo-clipão, como chamou Zezé, com uma rima criativa, divertida e que mostra o entrosamento deles com a equipe. E Sophia ainda deu uma palhinha como vocalista em outra música gravada: Momentos São. Só que ela precisou cantar num ritmo acelerado, conduzido por Darlan e por Marcel Costa, que fez a percussão vocal, sem nenhum instrumento.

Dá pra imaginar, mas saber mesmo, só vendo o making of!

Vai aí uma estrofe do Darlan:

Roda, roda, vamos rodar
Vamos rodar e nos divertir
Vamos filmar até a luz cair

Valeu, Lagartixa!

 

QUARTA, 16 DE JUNHO DE 2004

Novas filmagens em estúdio

A equipe segue filmando no estúdio. Pela manhã foram feitas cenas com Sophia e Darlan na casa de Duca. De tarde, folga para Sophia. E Darlan ficou para fazer cenas de Duca falando ao telefone, usando o computador...

Para as cenas de Duca no computador um analista de sistemas desenvolveu as telas que aparecem no filme. Fotos digitais, sites de detetives, telas de Terra Messenger, entre outros, foram criados por Nilson especialmente para estas cenas.

Na cena em que Duca fala com Isa ao telefone, a equipe filmou hoje com Darlan o contraplano da cena que já havia sido filmada com Sophia. Quem fez a fala de Isa foi o diretor.

“É um dia tranqüilo no cronograma. Daqui a pouco vamos poder liberar o Darlan, pois no restante do dia vamos filmar apenas detalhes das telas de computador”, comenta a continuísta Janaína Fischer.

Na quinta-feira Dira está de volta ao set. Vai ser um dos últimos dias de filmagem em estúdio. Depois, a equipe volta às ruas da capital.

 

TERÇA, 15 DE JUNHO DE 2004

Filmagem da cena final

A equipe não pára e hoje foi dia de filmar a cena final! Apesar do ruído do trânsito ter incomodado um pouco foi uma alegria para todos ver a última cena do filme pronta.

Pela manhã foram feitas duas cenas em que os personagens utilizam computador, que é indispensável para qualquer adolescente hoje em dia. Prova disso são os nossos atores Darlan, Sophia e Renan: a cada intervalo no set, correm para o computador para olhar seus e-mails e jogar. Nestas cenas, Isa fala com amigos através do Terra Messenger e Duca olha fotos digitais.

Até quinta-feira a equipe permanece no estúdio rodando cenas do apartamento de Duca com os atores Sophia e Darlan. Renan foi para São Paulo ontem e volta no sábado. Tudo corre dentro do previsto no cronograma de filmagens.

 

TERÇA, 15 DE JUNHO DE 2004

Números da Produção

Domingo foi dia de filmar a cena 43 no estúdio, um longo diálogo entre Kid, Duca e Isa, enquanto eles comem sorvete na casa de Isa. Foram dezessete planos para filmar toda a cena.

Na segunda-feira, Sophia, Darlan e Renan seguiram filmando juntos, no estúdio.

Até agora foram utilizados 98 rolos de filme, contabilizando 45.200 pés de material filmado, o que dá 13.786 metros ou 13 quilômetros e 786 metros de película.

Nesta produção não se perde filme nem tempo. O montador Giba Assis Brasil e seu assistente Alfredo Barros já começaram a trabalhar! Foram montados mais de 30 minutos do filme até agora.

E o diretor Jorge Furtado pede para avisar os leitores: não teve mais tempo para escrever pois está aproveitando as horas vagas para revisar o material filmado e participar da montagem.

 

SEGUNDA, 14 DE JUNHO DE 2004

Ailton Graça participa de chat no Terra
Divulgação

Membro do elenco do filme Meu Tio Matou 1 Kra, o ator Ailton Graça participou de um chat com os internautas do Terra na noite desta segunda-feira.

Na conversa, ele falou um pouco sobre seu personagem e sobre as filmagens do longa."Eu faço um pai de família, o Duca. Darlan Cunha, é meu filho, Dira Paes é minha mulher e o endiabrado Lázaro Ramos, Éder, é meu irmão. As gravações estão indo de vento em popa, é muito divertido estar num set de filmagem ao lado de Jorge Furtado", disse.

Ailton passou a ser conhecido do grande público depois que protagonizou o traficante Majestade, no filme Carandiru (2003), de Hector Babenco. A experiência foi lembrada com muito carinho pelo ator. "Foi um prazer ter estreado num filme grandioso como Carandiru, com atrizes maravilhosas como Maria Luiza Mendonça e Ailda Lemer, e a direção primorosa de Hector Babenco".

O ator também se mostrou preocupado com aquilo que o cinema brasileiro pode transmitir ao povo. "Não tenho nenhuma preocupação que um filme nacional consiga furar o bloqueio e ganhar um Oscar. Prefiro mil vezes que um filme nacional provoque uma inquietação no nosso povo e o faça ir mais vezes ao cinema para ver como está sendo retratada a nossa história".

Confira a íntegra do chat!

 

SEGUNDA, 14 DE JUNHO DE 2004

O som direto de Zezé D’Alice
Divulgação / Ana Luz

Zezé é técnica de som direto do filme Meu Tio Matou 1 Kra. Há tempos na profissão, ela é exigente e minuciosa no que faz. Para este filme, seu trabalho começou duas semanas antes das filmagens.

Zezé veio a Porto Alegre visitar e analisar as locações para identificar possíveis ruídos que pudessem atrapalhar a gravação do som. Nas locações externas, sua primeira preocupação é o barulho de construções no entorno e o trânsito de automóveis. “Para cada situação usamos um tipo de microfone específico”, explica ela. “No caso de haver muito vento em locações externas, amarramos as árvores, se isso for possível”.

Zezé afirma que não está tendo muitas dificuldades para fazer o som direto neste filme. No estúdio, é necessário driblar o barulho dos automóveis no fim da tarde e dos navios que às vezes atracam no cais, mas a equipe providenciou isolamento acústico para os cenários. “Não vamos precisar de muita dublagem na finalização do filme, estamos conseguindo administrar bem os ruídos.”

Zezé trabalha com o auxílio de Marcel Costa e Rafael Rodrigues, seus microfonistas. A principal função deles é captar o som dos diálogos. “Os outros barulhos, como passos e portas se abrindo, além da inclusão da trilha sonora, por exemplo, se faz na fase de pós-produção, com a edição de som”, conta Zezé.

Esta é a segunda vez que Zezé trabalha com Jorge Furtado, com quem fez Luna Caliente. “O Jorge é um diretor calmo e seguro, e eu adoro trabalhar com essa equipe”, afirma.

O trabalho de Zezé D’Alice pode ser visto em produções como Cazuza, de Sandra Werneck, A Dona da História, de Daniel Filho, Sexo, Amor e Traição, de Jorge Fernando e Os Normais, de José Alvarenga Jr.

 

SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2004

Cachorrada no Dia dos Namorados
Divulgação / Ana Luz

Depois de dois dias de descanso, a equipe de Meu Tio Matou 1 Kra recuperou as energias para enfrentar um dia bastante movimentado no cronograma de filmagens deste sábado. Pela manhã cedo, foram filmadas cenas em um camelódromo, em pleno centro de Porto Alegre, onde Isa, Duca e Kid estavam comprando CDs.

Veja galeria de fotos!

Depois, a equipe transferiu o set para uma movimentada galeria da cidade, para fazer a cena em que Kid e Duca entram em uma loja de CDs. Detalhe: Kid faz alguns bicos como “babá de cachorro” para ganhar uns trocados e, nesta cena, ele está levando três cachorrinhos para passear.

As pessoas se aglomeravam no corredor da galeria para ver o que estava acontecendo. Mas quem ficou mesmo de "babá de cachorro" foi o produtor de arte Pierre Olivè, que cuidou dos bichos enquanto a equipe preparava a cena. Pierre foi responsável pela "contratação" dos figurantes.

Elania Cauduro, Myrian Borba e Wolmar Soares, os donos dos cães, ficaram no set durante todo o período, observando tudo. Pierre conhecia Elania há tempos e disse que dessa vez foi fácil encontrar os animais corretos: "Como não tinha nenhuma especificação de raça, pude escolher com tranqüilidade", comenta Pierre. Os três cães que entraram em cena eram das raças Sheep Dog, Setter Inglês e Terrier Brasileiro.

"É quase o mesmo que fazer um comercial", diz Elania, já acostumada com os artistas que tem em casa. "Se souber ensinar, ele obedece direitinho", diz Myrian referindo-se ao seu sheep dog, "o meu é muito mimado, às vezes tenho que me impor".

O pessoal da loja de CDs também contribuiu para o sucesso da cena. Com muita paciência, observaram o entra e sai de câmera e atores. O vendedor Edinei Roberto Eibs disse que a filmagem não atrapalhou as vendas: “A cultura é muito importante e o tumulto foi até divertido. É interessante ver a filmagem, e a nossa vitrine contribuiu por ser acessível”, comenta.

Depois da galeria, a equipe deslocou-se novamente para o estúdio e terminou realizando mais uma cena ali.

 

SEXTA, 11 DE JUNHO DE 2004

Para que serve o making of?
Divulgação / Ana Luz

Com uma câmera digital, Márcio Schoenardie e Nelson Azevedo se revezam na tarefa de registrar tudo o que acontece no set de filmagens. Eles são os responsáveis pelo making of do filme Meu Tio Matou 1 Kra - uma espécie de documentário sobre o próprio filme, com depoimentos da equipe e que mostra passo-a-passo como funciona a sua realização.

Para este making of, Márcio e Nelson fizeram um trabalho diferente: começaram a acompanhar tudo desde antes das filmagens. "Começamos lendo o roteiro, fizemos um planejamento do que era importante registrar e acompanhamos o processo desde a pré-produção, quando os atores fizeram a primeira leitura do texto", conta Márcio. O making of vai conter imagens dos bastidores, depoimentos de membros da equipe, atores e figurantes, expondo os diversos pontos de vista de uma produção cinematográfica.

A função deles envolve ainda o trabalho de roteiro, direção e edição do material: além de estarem o tempo todo com a câmera a postos, os dois já começaram a decupar as imagens que captaram e escolher o que vai ser editado. "Já estamos começando a escrever o roteiro de edição, pois vamos ter mais de 50 horas de material gravado no final da produção", afirma Márcio.

Tanto Márcio quanto Nelson já trabalharam outras vezes com a Casa de Cinema de Porto Alegre e se sentem entusiasmados com o projeto. Em O Homem que Copiava, Márcio era o segundo assistente de direção e Nelson era responsável pelo video assist.
Postado às 16h48

 

QUARTA, 09 DE JUNHO DE 2004

Jorge Furtado completa 45 anos no set de filmagem
Divulgação

Hoje foi um dia especial para a equipe de Meu Tio Matou 1 Kra. É que o diretor Jorge Furtado está completando 45 anos, sendo vinte deles dedicados ao cinema. "Eu gosto de aniversário e hoje é um dia de trabalho diferente por isso. É um dia que marca", diz ele. E Jorge recebeu muitos mimos, presentes e uma bela festa-surpresa junina.

A equipe decorou o set com bandeirinhas de São João. No cardápio, muitos quitutes como pipoca, pinhão, cocada, quentão, amendoim, pé-de-moleque, além de muita diversão! E o nosso diretor ainda ganhou uma camiseta do filme autografada por toda a galera.

Confira alguns dos presentes que ele ganhou:
CD do 2Pac - Darlan Cunha ("Ele falou que anda interessado em ouvir rap e hip-hop”)
DVD da banda Belle and Sebastian - Marcel e Zezé D’Alice
Livro de fotografias de cinema - Sophia Reis
Quadro da artista plástica Teresa Poester – Nora Goulart
Miniatura de Santo Antônio – Dira Paes
Gaita de boca e CD de Poemas Filtro Solar – Lázaro Ramos

Quinta é feriado e a equipe vai ganhar folga dupla. As filmagens serão retomadas no sábado.

Vai Dira Paes, vem Renan Gioelli. E o ator Ailton Graça encerrou seu trabalho no set de filmagens. A equipe despediu-se dele com uma salva de palmas.
Postado às 19h42

 

TERÇA, 08 DE JUNHO DE 2004

Alimentação é fundamental

Equipe bem-alimentada trabalha feliz. E o pessoal da alimentação não deixa ninguém ficar sem comer. Logo cedo, quando a equipe entra no estúdio, Adalberto Neri, Marilene Barroso e Marcelo de Oliveira Silva já prepararam o café da manhã. Durante todo o dia, eles servem frutas, refrigerantes, água, sucos, chocolate quente e chimarrão para a equipe. Eles também cuidam do almoço da turma e do lanche no final da tarde.

Dá trabalho? Segundo Marilene, não. “Nós procuramos oferecer o melhor, e o pessoal não é muito de reclamar”, conta ela. O almoço também é capricha do e todo mundo adora a comida caseira feita pela Dona Teresa.

Quando as filmagens acontecem em outras locações ou são externas, a equipe da alimentação se organiza para levar os kits de comida prontos e montar a mesa ao ar livre. Na hora do almoço, quando não há restaurante por perto, a refeição é feita dentro do Baguetão – um ônibus-refeitório que tem buffet, mesas e até televisão.

Mas, para alimentar as quase 70 pessoas que diariamente fazem suas refeições no set de filmagem, é preciso organização e, principalmente, muita comida. Confira a lista dos alimentos consumidos no café da manhã e nos intervalos:

6 litros de leite
10 garrafas de café
10 litros de chocolate quente
½ quilo de erva-mate, para as duas cuias de chimarrão
28 litros de refrigerantes
120 garrafas de água mineral
80 pãezinhos
3 pacotes de pão preto
3 bolos
2 potes de requeijão
2 ricotas
1 pacote de margarina
2 pacotes de manteiga
2 potes de doce ou geléia
½ pote de mel
9 quilos de maçã
9 quilos de banana
6 quilos de bergamota

Isso sem contar o almoço!
Postado às 19h15