App japonês detecta dor em gatos ao analisar expressões faciais deles
Aplicativo japonês Cat Pain Detector funciona com inteligência artificial
O aplicativo japonês "Cat Pain Detector", que funciona com inteligência artificial, promete detectar se gatos estão sentindo alguma dor após analisar a expressão facial do animal.
Cerca de 43 mil pessoas já utilizam o app, que foi lançado em maio deste ano. Dentre os usuários, a maioria é do Japão, mas há também tutores de gatos da Europa e da América do Sul, disse à agência de notícias France-Presse (AFP) Go Sakioka, diretor da empresa Carelogy, com sede em Tóquio.
O aplicativo é fácil de usar, basta fazer download de uma foto do seu gato e aguardar o comentário em poucos segundos. Antes, o tutor deve assinalar que está de ciente que a tecnologia utilizada é a inteligência artificial, que não garante um diagnóstico preciso.
Como funciona
Os desenvolvedores coletaram cerca de 6 mil fotos de gatos para estudar a posição das orelhas, focinho, bigodes e pálpebras e, a partir disso, determinar características variáveis.
Após extenso registro de expressões faciais de gatos com dor e gatos saudáveis, a Universidade de Montreal desenvolveu uma escala de "gestos", que serve de base para a análise oferecida pelo aplicativo.
A segunda fase da elaboração do app utilizou inteligência artificial para criar um modelo baseado nos dados coletados.
"Atualmente, o CPD tem mais de 90% de precisão", afirmou Sakioka, que espera que sua empresa vá além graças às cerca de 600 mil fotos tiradas pelos usuários.