Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Buscador do Google está mais visual

Estratégia da empresa é atrair os mais jovens, que encontram no TikTok ou no Instagram outros meios de se fazer pesquisa

28 set 2022 - 22h13
Compartilhar
Exibir comentários

O Google quer mudar o modo como fazemos busca. Para a empresa, a Internet nunca esteve tão visual e interativa e, agora, é o momento certo para redefinir a ideia de busca no mundo online. Para começar essas mudanças, a empresa apresentou nesta quarta-feira, 28, uma série de alterações em aplicações como o próprio buscador, mas também o Google Maps, Google News e Google Shopping.

A atualização segue a divulgação do Google no início deste ano de um estudo interno que indicou que os mais jovens começaram a recorrer a outras aplicações, como TikTok e Instagram - ou seja, serviços muito mais visuais -, em vez do Google para iniciar suas pesquisas na web.

Um novo recurso apresentará atalhos para algumas das ferramentas úteis do Google diretamente na tela inicial do Google app, na caixa de pesquisa. Aqui, os usuários serão apresentados a botões que permitem que os usuários realizem ações rápidas para fazer coisas como traduzir texto usando sua câmera, resolver um problema de matemática, identificar músicas ou comprar a partir de suas capturas de tela, por exemplo.

Pesquisa múltipla

Já a expansão da pesquisa múltipla, que passa a ter 70 novas línguas nos próximos meses. A solução permite que o usuário use a câmera do celular para pesquisar uma imagem, por meio da tecnologia do Google Lens, e adicionar uma consulta de texto adicional na pesquisa de imagens. O Google usará a consulta de imagem e de texto para mostrar os resultados da pesquisa visual.

Perto de mim

Outro recurso que será lançado em breve é a pesquisa múltipla perto de mim, a qual permite ao usuário ampliar essas consultas de imagem e texto procurando produtos ou qualquer coisa por meio de sua câmera, mas também para encontrar resultados locais. Caso o usuário desejar encontrar um restaurante que tenha um prato específico, pode fazê-lo.

Lens

Houve ainda um aprimoramento no Google Lens, que passa a apresentar um texto traduzido em uma abordagem mais limpa e combinada - sem interferência de imagens que venham com o texto. A atualização será lançada ainda este ano.

Refinamento na pesquisa

Novos refinamentos e ajudas de pesquisa serão lançados em breve para quando o usuário pesquisar no preenchimento automático e nos resultados da pesquisa. Agora, à medida que a pessoa digita sua consulta, o Google apresentará palavras tocáveis (clicáveis).

Mais visual

O Google está mostrando para algumas consultas uma abordagem mais visualmente nos resultados de busca. Isso permite que o usuário explore mais informações sobre tópicos sobre viagens, pessoas, animais, plantas e assim por diante.

O Google mostrará vídeos curtos, dicas, entre outras opções, dependendo da consulta. O Google também destacará visualmente as informações mais relevantes neste UX.

Mobile Time
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade