Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

NASA testa prótótipo do rover VIPER em simulador lunar

Veículo será enviado à Lua em 2024 para procurar por água no polo sul de nosso satélite, e tem capacidade de exploração autônoma

2 ago 2022 - 14h45
(atualizado às 16h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Um protótipo do Volatiles Investigating Polar Exploration Rover (VIPER), veículo que a NASA pretende usar para procurar água na Lua, passou recentemente pelos testes mais realistas até o momento de sua capacidade de dirigir por terrenos difíceis durante sua missão ao polo sul lunar.

Foto: NASA/JPL / Canaltech

Os engenheiros testaram a versão mais recente do VIPER, conhecida como Moon Gravitation Representative Unit 3 (MGRU3) no Laboratório de Operações Lunares Simuladas (SLOPE) no Glenn Research Center da NASA em Cleveland.

O MGRU3 possui controladores de motor especialmente projetados, uma peça crítica de hardware no sistema de mobilidade do rover que permite controle excepcionalmente preciso do movimento.

"Ao contrário da maioria dos motores dos carros, que usam acelerador e freio para acelerar e desacelerar as quatro rodas, os controladores de motor do VIPER fazem as rodas do rover girar com a força e a taxa que os motoristas desejam, com extrema precisão para permitir melhor desempenho", disse Arno Rogg, diretor de testes e engenheiro de sistemas rover do Ames Research Center da NASA, no Vale do Silício, na Califórnia. "Esses testes nos permitiram verificar o desempenho do sistema de mobilidade do rover e saber que funcionará bem na Lua."

?rel=0&hd=0" width="640" height="385" frameborder="0" allowfullscreen="1">

Usando a versão mais recente do software do rover, os engenheiros também testaram a capacidade do protótipo de "rastejar" - ou mover suas rodas de uma maneira coordenada, semelhante a uma lagarta, que ajuda o rover a se soltar caso fique preso no terreno.

O protótipo do rover também demonstrou que parará de se mover de forma autônoma ao se aproximar de uma inclinação muito íngreme para subir ou se perder a noção de onde está na Lua.

Todo o terreno semelhante à Lua e outros perigos que o protótipo do rover encontrou foram metodicamente e deliberadamente colocados no laboratório SLOPE seguindo as recomendações da equipe científica do VIPER.

A equipe de teste de engenharia selecionou cuidadosamente os simuladores de solo, escolheu as rochas a dedo e até mesmo criou cuidadosamente a forma e o tamanho das crateras para imitar realisticamente as características reais da superfície do polo sul da Lua.

A NASA decidiu recentemente adiar o lançamento do rover VIPER de novembro de 2023 para novembro de 2024. Segundo a agência, o adiamento permitirá mais tempo para realizar testes em solo com o lander (veículo de pouso) da missão, diminuindo os riscos.

Fonte: NASA

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade