OceanGate oferecia copo de isopor amassado pela pressão da água como suvenir
Empresa é a responsável pelo submarino que havia desaparecido no domingo, 19; todos os cinco tripulantes morreram durante a expedição
A OceanGate, empresa que organizava expedição até os destroços do Titanic a bordo do submersível Titan, oferecia um suvenir inusitado para os seus clientes: um copo. Mais precisamente, um copo de isopor que era mergulhado, do lado de fora do submarino, até o local dos destroços do navio que naugrafou em 1912. O Titanic está localizado a 3.800 metros de profundidade, na parte norte do Oceano Atlântico.
A pressão encontrada no fundo do oceano é de cerca de 40 MPa, 390 vezes maior que a da superfície. Assim, ela age sobre o isopor, deformando o objeto.
"Todos a bordo podem enviar um copo de isopor para o Titanic em um mergulho. A pressão em profundidade reduz as cavidades a um quarto de seu tamanho - como este aqui", compartilhou a empresa em uma rede social, em 2022.
No domingo, 18, o submersível chamado Titan desapareceu com cinco tripulantes a bordo. O último contato do veículo ocorreu 1h45 minutos depois de iniciar a descida até o local dos destroços. As Marinhas dos Estados Unidos e Canadá iniciaram buscas pelo submarino com ajuda de sondas controladas remotamente, mas somente nesta quinta-feira, 22, destroços do submarino foram encontrados, no fundo do mar, a 487 metros de distância da proa do Titanic. Os cinco tripulantes morreram após uma "implosão catastrófica".