Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça os problemas brasileiros mais buscados no Google

Levantamento mostra as pesquisas que mais foram feitas nas áreas de educação, saúde, economia, segurança e meio ambiente

1 set 2022 - 14h41
Compartilhar
Exibir comentários
No relatório do Google Trends para eleições, é possível encontrar gráficos sobre certas pesquisas ao longo do tempo
No relatório do Google Trends para eleições, é possível encontrar gráficos sobre certas pesquisas ao longo do tempo
Foto: Alex Dudar / Unsplash

O Relatório Google TrendsEleições Brasil 2022, lançado pelo Google nesta quarta-feira (31), traz um levantamento inédito sobre as principais pesquisas feitas no buscador da plataforma, desde 2004, em cinco áreas: economia, saúde, educação, segurança e meio ambiente.

No relatório, é possível encontrar gráficos que demonstram o aumento ou diminuição de determinadas pesquisas ao longo do tempo, além de rankings de quais estados mais procuraram ou menos procuraram um determinado termo. 

“Mergulhamos nas tendências de busca dos últimos 18 anos e compilamos um relatório que visa contribuir com o debate público sobre o que os brasileiros querem para o Brasil”, diz um trecho da introdução do documento.

“Reconhecemos que nem todos têm acesso à web ou usam a máquina de busca do Google. Contudo, devido à relação autêntica que as pessoas têm com a busca, os dados do Google Trends são um termômetro relevante para conhecermos um pouco mais sobre angústias e desejos de parte expressiva da população”, conclui o texto.

Salário e trabalho são de grande interesse nas buscas do Google

Em economia, as principais buscas foram por vagas de trabalho, salário mínimo, inflação, benefícios sociais, moradia, empréstimo e dólar. A busca por “vagas” atingiu o pico em agosto de 2019 — um termo muito procurado no Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Quanto à saúde, os assuntos de destaque foram Sistema Único de Saúde (SUS), vida saudável, saúde da mulher e doenças. No primeiro semestre de 2022, as dores mais procuradas foram as de cabeça, garganta e peito. Já os remédios mais buscados nesse período foram para dor de garganta, sinusite e para emagrecer. Também foram muito buscados os valores de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos.

Já os destaques de educação foram ensino, cursos, lazer e religião. No primeiro semestre deste ano, o Google foi usado para sanar dúvidas como: “mexer ou mecher?” e “mal ou mau?”. Os cursos mais procurados no Google nesse período foram os de inglês, informática e administração. 

Os principais tópicos relacionados à segurança foram criminalidade, crimes virtuais, direitos e defesa. Buscas sobre como proteger o celular tiveram um aumento significativo desde 2004. Entre os tipos de violência mais buscados no primeiro semestre de 2022 estão a doméstica, contra as mulheres e a obstétrica. Também houve buscas sobre os diferentes tipos de golpe, como “do pix”, “da fruta” e “dos nudes” — os três mais procurados.

Já em meio ambiente, tiveram destaque assuntos como clima, desmatamento, energia e sustentabilidade. A região Norte foi a que mais buscou por desmatamento no Brasil de janeiro a junho de 2022. Além disso, no primeiro semestre deste ano, as buscas por povos indígenas bateram o recorde para o período desde o início da série histórica, em 2004. O estado que mais fez buscas sobre o assunto foi Roraima.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade