Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tesla prepara novo Model 3 com redução de componentes, dizem fontes

28 nov 2022 - 12h44
(atualizado às 14h53)
Compartilhar
Exibir comentários

A Tesla está desenvolvendo uma versão renovada do sedã elétrico Model 3, disseram com quatro fontes com conhecimento do projeto, em uma estratégia da montadora para cortar custos de produção e aumentar o apelo do carro lançado há cinco anos.

Um dos focos do novo design do carro, chamado de "Highland", é reduzir o número de componentes e a complexidade no interior do Model 3 e focar em recursos que os consumidores valorizam, incluindo a tela multimídia, disseram as fontes.

O novo design do sedã elétrico, que também pode incluir algumas mudanças no exterior e no desempenho da transmissão, entrará em produção nas fábricas da Tesla em Xangai e na Califórnia no terceiro trimestre de 2023, disseram duas fontes.

Não ficou claro o quão grande será a economia de custos que a Tesla obterá com a nova versão do Model 3.

O redesign do Model 3 baseia-se na reformulação do Model S lançado no ano passado. A Tesla adicionou um volante no estilo manche de avião no lugar do formato tradicional redondo e removeu botões e saídas de ar tradicionais como parte de um interior minimalista, onde a peça central do painel é uma tela de 17 polegadas.

O Model 3, veículo mais barato da Tesla e que custa a partir de 47 mil dólares nos Estados Unidos, foi o mais vendido da montadora, mas está sendo superado pelo crossover Model Y. Com apenas quatro modelos em produção, as mudanças de estilo em qualquer parte da linha da Tesla têm uma importância muito maior em comparação com montadoras tradicionais.

Ed Kim, presidente do AutoPacific Group, que acompanha as tendências do mercado, disse que o atual Model 3 já foi atualizado a partir da versão que começou a ser vendida em 2017. A Tesla atualizou o desempenho da bateria e o sistema de entretenimento e informações por meio do software do carro.

"As mudanças que os consumidores poderão ver e sentir serão muito importantes para assegurar que os clientes de carros elétricos ainda têm a Tesla no mais alto patamar já que alternativas realmente excelentes à montadora estão começando a chegar ao mercado", afirmou.

MANTENHA SIMPLES

A Tesla foi pioneira no uso de grandes prensas conhecidas como Giga Press e fabricadas pela Idra Group na Itália para produzir peças maiores e mais simples de um veículo. Isso reduz custo e acelera a montagem. A empresa também projetou um pack de bateria estrutural que elimina necessidade de módulos mais caros.

O presidente da Tesla, Elon Musk, tem afirmado que a companhia quer reduzir custos por meio de simplificação e que está trabalhando em uma plataforma de carro pequeno que terá metade do custo do Model 3.

"Mais e mais vemos peças que não são necessárias. Elas são incluídas só por incluir ou por erro. Eliminamos muitas peças do carro que não faziam nada", disse Musk em entrevista à imprensa no início do mês.

A atualização do Model 3 vem em um momento em que as vendas na China, o segundo maior mercado da montadora na China após os EUA, estão sob pressão. As vendas do Model 3 na China caíram 9% nos primeiros 10 meses do ano ante o mesmo período de 2021. Enquanto isso, os modelos elétricos Qin e Han da chinesa BYD superaram as vendas do Model 3, segundo a Associação de Carros de Passageiros da China.

Para ampliar as vendas, a Tesla cortou preços do Model 3 e do Model Y na China em até 9%.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade