|
"Fim de Caso" traz ciúme e traição
Considerado um dos maiores casos literários deste século, Fim de Caso traz a história baseada no romance extaconjugal do escritor Graham Green com a norte-americana Catherine Waltson, que era casada com um rico fazendeiro.
O romance (The End of The Affair) é sem dúvida um dos mais autobiográficos de Greene, e foi dedicado a Catherine.
O diretor Neil Jordan, que leu pela primeira vez o original de Graham Greene há muitos anos, acredita que este seja o melhor romance do autor.
"É uma história de amor das mais simples, porém com cerne dramático muito forte. Além disso, concentra-se sobre o amor irracional, o que é bastante relevante na vida contemporânea."
A história ambientada na Inglaterra de 1939, durante a guerra, traz um trágico e intenso caso de amor. Sarah Miles (Julianne Moore) é uma mulher ardente, presa a um casamento morno, praticamente estéril. Durante uma festa em sua casa, organizada pelo marido, Henry (Stephen Rea), ela conhece seu vizinho Maurice Bendrix (Ralph Finnes), e fica completamente atraída pelo filósofo romancista.
Os dois inciam um caso amoroso proibido, sexualmente libertador. O relacionamento forte e apaixonado é rompido por Sarah, que sem explicações, pede que os dois não se encontrem.
Anos depois, numa noite chuvosa de 1946, Bendrix encontra-se por acaso com Henry.
A obsessão de Bendrix com relação a sua amada volta muito mais forte e, deixando-se levar pelo ciúme, contrata alguém para seguí-la. A tortura que as tórridas lembranças despertam, faz com que ele entre novamente em sua vida, disposto a decifrar o que aconteceu com o amor que sentiam um pelo outro.
Após uma confissão surpreendente de Sarah, ele descobre a razão do fim do caso.
O dilemas morais e religiosos, sobretudo os dilemas humanos, são os grandes atores na superfície deste romance. A química da paixão, do ciúme e da traição dão força à história de amor visceral que penetra nos dois principais personagens.
|