A Morte joga xadrez com o cavaleiro Antonius em cena antológica. |
O Sétimo Selo
revela uma alegoria em preto e branco sobre a busca
infinita pelo sentido em um mundo caótico: o mundo do
século XIII, devastado pela Peste Negra.
Antonius Block (Max
Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra sua vila destruída pela doença. A Morte aparece para levá-lo,
mas Block se recusa a morrer sem ter entendido o sentido da vida.
Propõe então um jogo de xadrez, em uma tentativa de burlar
a única certeza que o habita.
Apesar de perder o jogo
de xadrez, a Morte continua a perseguí-lo enquanto viaja pela Suécia
medieval. Block descobre os aspectos mais repugnantes
do fervor religioso: a tortura, a caça às bruxas,
o espectro da Morte alimentando-se da fraqueza humana.
A Sagrada Família
Block
toma quatro pessoas sob sua proteção: o ateu
Squire Jons, os jovens Mia e Jof e seu bebê. Alguns
críticos associam os nomes e a presença quase imune à
morte do casal à Sagrada Família.
O filme reestrou no
Natal de 97, uma estréia um tanto herética pelo teor "profano",
mas terrivelmente íntegro na investigação da fé.
O fundamentalismo assassino de hoje é a celebração
nefasta do mundo evocado em O Sétimo Selo.
Nas palavras do próprio
Bergman sobre o filme, " a idéia de um Deus Cristão
tem algo de destrutivo e terrivelmente perigoso. Ele faz emergir um sentimento
de risco iminente, e por consequência, traz à luz forças
obscuras e destrutivas".