Preenchendo mais um nicho em seu panteão de figuras míticas dos anos 1960, o diretor Oliver Stone se encontra em Cuba, onde está filmando um documentário sobre Fidel Castro, ao que consta com a plena cooperação do líder cubano. O documentário Looking for Fidel, que tem lançamento previsto para o final do ano, vai incluir extensas entrevistas com Fidel, apresentando sua visão de Cuba, do mundo e de sua própria vida. O filme está sendo produzido pelas firmas espanholas MediaPro, Morena Films e Pentagrama Films. A idéia do projeto foi do produtor da Pentagrama, José Ibañez.
Oliver Stone foi chamado para dirigir o filme pelo produtor da Black List Films, Fernando Sulichin, que recentemente fundou uma produtora com sede em Madri, a Esperanza Filmworks.
As entrevistas com Fidel Castro começaram esta semana. O espírito independente de Hollywood e o líder político se reuniram e se deram muito bem no sábado, num jantar que durou seis horas.
Resta a ver se o documentário vai incluir as opiniões de Fidel sobre a teoria de que o assassinato de John Kennedy teria tido suas raízes na máfia de Havana.
Os direitos de distribuição internacional do filme ainda estão à venda, mas um dos principais candidatos deve ser a francesa Wild Bunch, que distribuiu muitos dos filmes recentes de Sulichin.