» Confira a lista dos indicados» Você achou justa a exclusão de Cidade de Deus na categoria de melhor filme estrangeiro? Opine!
O Brasil perdeu a oportunidade de disputar mais uma vez o Oscar nesta terça-feira, com a exclusão de Cidade de Deus na categoria de melhor filme estrangeiro da premiação da Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood. O longa de Fernando Meirelles perdeu para o mexicano O Crime do Padre Amaro, o chinês Hero, o finlandês The Man Without a Past, o alemão Nowhere in Africa e o holandês Zus & Zo.
Cidade de Deus seria o quinto filme brasileiro a entrar no Oscar. O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, foi o primeiro deles, indicado em 1962. Mas o Brasil só voltou a figurar na categoria de melhor filme estrangeiro após 1994, ano considerado o marco da retomada do cinema nacional. A família Barreto emplacou duas indicações: O Quatrilho, de Fábio, em 1995; e O que é Isso, Companheiro?, de Bruno, em 1997.
Foi em 1998, porém, que o País teve mais chances de levar o prêmio. Central do Brasil, de Walter Salles, entrou na disputa como favorito e, de quebra, também foi indicado a uma categoria inédita para o Brasil: a de melhor atriz, para Fernanda Montenegro. O filme acabou sendo derrotado por A Vida é Bela, do diretor italiano Roberto Benigni, e Fernanda perdeu o consagrado prêmio para Gwyneth Paltrow.
Com Cidade de Deus, o otimismo era maior ainda. Este é o filme nacional que mais espectadores teve desde a retomada - até agora, já levou mais de três milhões de brasileiros aos cinemas. Além disso, o longa de Fernando Meirelles foi bem recebido pela crítica e pelo público dos Estados Unidos.
As esperanças aumentaram com o fato de Fale com Ela, belíssimo filme do diretor espanhol Pedro Almodóvar, não ter sido indicado por seu País para disputar a estatueta. Foi justamente este longa que derrotou Cidade de Deus no Globo de Ouro, premiação realizada em janeiro e considerada a "prévia" do Oscar.
Leia mais:
» Conheça os indicados ao Oscar de melhor filme
» Almodóvar irá disputar Oscar de melhor diretor
» Você concorda com as indicações? Opine!