[livros para ler][wallpaper][seção depois da aula]
BAÚ DE BRINCADEIRAS
Na rua:
|
|
Dentro de casa:
|
|
|
CORRIDA DO VARAL
|
Número mínimo de participantes: 6
Material: um pedaço de varal para estender roupas ou cordão resistente e um pedaço de pano e dois prendedores de roupa para cada time.
Como brincar:
- Divida os jogadores em dois ou mais times iguais. Cada time forma uma fila.
- Marque duas linhas no chão: uma é a linha de partida onde fica o primeiro jogador de cada fila. Na outra, a uma distância aproximada de seis metros, dois jogadores seguram o varal de estender roupa.
- Ao sinal, o primeiro jogador de cada time vai até o varal, pendura a roupa e volta para o fim da fila.
- O segundo jogador vai até o varal, tira a roupa e volta, entregando para o terceiro e indo para o fim da fila.
- A seqüencia se repete até todos os jogadores terem participado.
- Vence a equipe que terminar primeiro.
Colaboração de João Geraldo Campos, professor de Educação Física.
sobe...
|
TACO
|
Número de participantes: 4
Material: uma bolinha, dois tacos e duas "bases" (que podem ser uma latinha vazia de refrigerante, ou qualquer outra coisa que pare de pé e seja relativamente leve), giz.
Como brincar:
- Desenhe com giz dois círculos em lados opostos do espaço onde estiverem jogando. Ao lado de cada círculo, coloque uma base.
- Os jogadores se dividem em dois times. Um time começa com os tacos (os rebatedores) e o outro com a bolinha (os lançadores).
- Os lançadores devem tentar derrubar a base oposta com a bolinha, e o rebatedor deve defender a base com o taco.
- Se o rebatedor acertar a bolinha, o lançador da base oposta (que jogou a bola acertada) deve correr para pegá-la.
- Enquanto o lançador não pegar a bolinha, os rebatedores correm entre as bases e batem os tacos quando se cruzam. Cada batida vale um ponto.
- Quando o lançador pega a bolinha, ele pode jogá-la para o parceiro ou tentar acertar um dos rebatedores. Quando um rebatedor é acertado pela bolinha fora do círculo, ele é queimado.
- Quando a base é derrubada ou um jogador é queimado pela bolinha, invertem-se os times: lançadores passam a ser rebatedores.
- Tem que combinar o número de pontos necessários para ganhar antes de começar o jogo.
Sugerido por Fernando, 11 anos.
sobe...
|
CAÇADOR
|
Número mínimo de participantes: 10
Número máximo: não tem, mas precisa ser número par.
Material: uma bola.
Como brincar:
- Divida os jogadores em dois times.
- O ideal é jogar numa quadra. Se estiverem num campinho ou na rua (num lugar onde não passem carros), divida o espaço em dois campos iguais.
- Dois jogadores de cada time começam o jogo como reservas.
- Os reservas ficam por trás da linha de fundo do time adversário.
- O objetivo é atingir os jogadores do time oposto com a bola. O ataque pode partir tanto do campo de jogo quanto do campo reserva. Quando um jogador é atingido, "morre" e vai para a área dos reservas.
- Os jogadores devem tentar pegar a bola jogada pelo outro time para contra-atacar. Quando alguém pega a bola, não é considerado atingido.
- Os dois primeiros jogadores que forem atingidos trocam de lugar com os reservas iniciais.
- Quando um time manda a bola para fora da quadra, ela volta para a área reserva do outro time.
- Vence o primeiro time que "matar" todos os jogadores do time adversário.
Obs.: Esta brincadeira também é conhecida como Queimada em alguns lugares. Sugerida por Jaqueline, 11 anos.
sobe...
|
AMARELINHA
|
Número mínimo de participantes: 2
Número máximo: não tem.
Material: giz, para desenhar o jogo no chão, e uma pedrinha diferente para cada participante.
Como brincar:
- Existem vários tipos de amarelinha. Abaixo estão dois deles. Você e seus amigos também podem inventar um desenho novo. Risque um deles (ou o seu) na calçada.
- Cada jogador precisa de uma pedrinha.
- Tirem na sorte quem vai começar.
- Quem for começar joga a pedrinha na casa marcada com o número 1 e começa a pular de casa em casa, partindo da casa 2, até o céu.
- Só pode por um pé em cada casa de cada vez. Quando há uma casa ao lado da outra, dá para por os dois pés no chão.
- Quando chegar no céu, o jogador vira e volta pulando da mesma maneira, pegando a pedrinha quando estiver na casa 2.
- A mesma pessoa começa de novo, jogando a pedrinha na casa 2.
- Perde a vez quem:
- Pisar nas linhas do jogo
- Pisar na casa onde está a pedrinha
- Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair
- Não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha na volta
- Ganha quem pular todas as casas primeiro.
sobe...
|
PIQUE BANDEIRA
|
Número mínimo de participantes: 6
Número máximo: não tem, mas tem que ser número par. Se tiver muita gente, demora muito para terminar.
Material: duas "bandeiras" (que podem ser qualquer objeto)
Como brincar:
- Divida os participantes em dois times iguais.
- O ideal é jogar numa quadra. Se estiverem brincando na rua, escolha um lugar onde não passem carros e divida o espaço em dois campos iguais.
- No fundo de cada campo, coloque a "bandeira" do time.
- O objetivo é pegar a bandeira do time adversário e trazer de volta para o seu campo.
- O jogador que entrar no campo do time adversário e for tocado por alguém fica preso no lugar. Só pode sair se for "salvo" por alguém do seu próprio time.
- Ganha o time que capturar a bandeira adversária primeiro.
Brincadeira sugerida por Mônica (11) e Gabriela (12)
sobe...
|
ESTÁTUA
|
Número mínimo de participantes: 3
Material: aparelho de som.
Como brincar:
- Sugerimos brincar numa sala grande, na garagem, ou até fora de casa, se você tiver um som portátil.
- Escolham um jogador para ser o animador, que vai ficar controlando a música.
- Quando o animador quiser, ele diz "estátua" e para a música. Os outros jogadores devem olhar para o animador e ficar imóveis.
- O animador começa a fazer palhaçadas e caretas. Quem rir primeiro vira o próximo animador.
Sugerida por Anne Caroline, 9 anos.
sobe...
|
GATO MIA
|
Número mínimo de participantes: 4
Número máximo: não tem.
Material: uma faixa ou pedaço de pano para vendar o pegador.
Como brincar:
- Escolham um jogador para ser o pegador. Ele deve ter os olhos vendados.
- O pegador conta até dez enquanto os outros jogadores se afastam dele.
- Não vale correr.
- Depois de contar até dez, o pegador sai à procura dos outros.
- Quando pegar alguém, ele diz gato mia!
- A pessoa que foi pega tem que miar. Se o pegador acertar quem é, a pessoa vira o próximo pegador. Senão, continua tentando...
Obs.: Esta brincadeira é uma variação de Cabra-cega. Sugerida por Pedro, 9 anos.
sobe...
|
DETETIVE
|
Número mínimo de participantes: 5
Número máximo: não tem, mas quanto mais gente jogar, mais demora.
Como brincar:
- Faça um papelzinho para cada pessoa. Em um deles, escreva "detetive" e em outro "assassino". Em todos os outros escreva "vítima". Cada participante tira um.
- Se você é o assassino: o seu objetivo é matar o maior número possível de participantes sem que o detetive perceba. Para matar um participante, pisque para ele. Cuidado para não piscar para o detetive!
- Se você é o detetive: o assassino está solto, tentando matar os participantes. Sua tarefa é pegá-lo no flagra, piscando para alguém.
- Se você é vítima: sua única tarefa é "morrer" se o assassino piscar pra você.
- O jogo termina quando o detetive descobrir o assassino ou quando o assassino matar todas as vítimas, o que acontecer antes.
sobe...
|
MÍMICA
|
Número mínimo de participantes: 4
Número máximo: não tem.
Como brincar:
- Divida o grupo em dois times com no mínimo 2 participantes cada um.
- Cada time se reúne e combina uma lista de nomes de filmes (ou novelas, ou músicas, você pode variar).
- O primeiro time a jogar escolhe uma pessoa para representar. Esta pessoa vai até o outro time e ouve o nome do filme que terá que representar para o seu próprio time.
- A pessoa começa a representar o nome do filme para o seu próprio time, enquanto o outro time conta o tempo. O tempo máximo é normalmente 1 ou 2 minutos - o grupo todo decide antes de começar.
- Se o time acertar o filme, ponto para ele. Senão, ponto para o outro time...
- Vocês podem combinar um número de filmes para cada time (como 4 ou 5, por exemplo), ou então o jogo termina quando todo mundo cansar.
- Ganha o time que tiver mais pontos no final.
sobe...
Participe!
Mande sua brincadeira predileta para zazkids@zaz.com.br. Explique direitinho como brincar e não esqueça de incluir seu nome e idade.
|
[livros pra ler][wallpaper][seção depois da aula]
|
|