A OBRA
Picasso foi um dos artistas mais produtivos de que se tem notícia, deixando milhares de quadros, colagens, esculturas e desenhos. Sua obra está espalhada em museus de arte pelo mundo inteiro. Ao longo dos 80 anos em que Picasso pintou e desenhou, podemos identificar períodos distintos:
- Os anos iniciais - até 1900:
A primeira obra significativa de Picasso se chama A Primeira Comunhão, que ele pintou quando tinha 14 anos.
- As fases azul (de 1900 a 1904) e rosa (1904 e 1906):
Durante a fase azul, Picasso usava muito essa cor em seus quadros. Foi uma época em que ele andava triste pela morte de um amigo e também pela pobreza e dificuldade em que vivia. Na fase rosa, as coisas melhoraram um pouco e ele passou a usar mais vermelhos e rosas e a pintar cenas mais alegres. O quadro no topo da página, chamado Família de Saltimbancos, é desta fase.
- Cubismo
:
Esta fase foi mais forte entre 1907 e 1911, mas se estendeu pelo resto da vida de Picasso. No cubismo, os artistas pintavam quadros em que as figuras pareciam ter sido divididas em pedaços (cubinhos) e montadas numa ordem e perspectiva diferentes.
- Realismo:
Da Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918) até em torno de 1935, Picasso se afastou um pouco do cubismo e pintou quadros mais parecidos com a realidade a sua volta.
- Os anos da Guerra Espanhola e trabalhos posteriores:
Desta fase são os quadros da exposição que está no Brasil. Durante a Guerra Espanhola, Picasso pintou Guernica, um quadro que mostra sua visão dos horrores da guerra e é considerado sua obra prima.
Nos links abaixo, você vai encontrar imagens de muitas obras de Picasso. Veja em que ano elas foram feitas e identifique o período.
-
Museu Picasso Virtual
- Este site concentra o maior número de imagens e informações sobre Picasso. No link "family", você encontra uma árvore genealógica com retratos dos pais, esposas e filhos do pintor. Há seções sobre livros, exposições, museus que abrigam obras importantes, um tour pelos principais acontecimentos da vida do artista e o mais importante: na seção "works", você encontra imagens dos principais trabalhos de Picasso em todos os anos em que ele produziu. Há textos em outras línguas, mas a maior parte deste site é em inglês.
-
Site Oficial
- O melhor aqui são as imagens da exposição Retratos de Picasso, que aconteceu em 1996. Depois da tela inicial, clique em "exhibition" e preste atenção no ano em que os quadros foram pintados. Em inglês.
-
Bienal de São Paulo
- Em 1996, a Bienal de Arte de São Paulo contou com uma sala especial só com obras de Picasso. Este site contém imagens dos quadros, uma cronologia da vida do artista e textos sobre a obra de Picasso.
-
The Artchive
- Aqui você encontra quadros de Picasso já separadinhos pelo período em que foram pintados. The Artchive é um enorme banco de dados com imagens de obras de muitos artistas. Dê uma olhada na lista gigante à esquerda da tela e aproveite para ver trabalhos de outros pintores e escultores também (em inglês).
-
Art.Net
- Mais quadros de Picasso. Clique nas miniaturas para ver as imagens grandes (em inglês).
-
Art for Kids
- Guia sobre a obra de Picasso feito para crianças, com links para vários quadros e para outros sites sobre o artista também (em inglês).
-
O Quadro Negro de Picasso
- Este site fala sobre um quadro misterioso que foi descoberto há pouco tempo. Muitos detalhes mostram que o quadro foi feito por Picasso, mas nem todos concordam com isso. E então? Será que foi ele que pintou ou não? Dê uma olhada e veja se você consegue descobrir.
sobe...
ATIVIDADES
Agora que você já navegou pelos links desta pesquisa e já aprendeu sobre a vida e a obra de Picasso, é hora de pôr mãos à obra e mostrar o seu talento.
1. Auto-retrato cubista
Para quem não sabe, auto-retrato é um retrato que a pessoa faz dela mesma. Você vai precisar de:
- Uma foto sua
- Cola e tesoura
- Papel branco e colorido
- Lápis de cor, hidrocores ou giz de cera
Depois de navegar pelos sites de Picasso, especialmente pela exposição dos retratos, pegue uma foto sua (que você tenha cópia e possa estragar) e corte em pedacinhos. Monte de novo como se fosse um quebra-cabeça, e agora dê umas mexidas: troque umas peças de lugar, vire outras de cabeça para baixo, uma entortadinha aqui, outra ali. Faça do jeito que você achar mais legal, no estilo que você percebeu nos quadros de Picasso. Quando estiver pronto, cole os pedacinhos numa folha, na posição que você mais gostou. Agora, usando a colagem como modelo, desenhe e pinte seu auto-retrato em outra folha, usando lápis de cor, hidrocores, giz ou pedacinhos de papel colorido.
Quando estiver pronto, escaneie seu trabalho e mande para zazkids@zaz.com.br. Vamos fazer uma galeria com os auto-retratos mais originais.
2. Para colorir
O site Cubist Coloring Book é um livro para colorir cubista, com quatro páginas para você imprimir e pintar. De acordo com as instruções, as páginas coloridas por você são obras de arte, portanto você deve desrespeitar os limites na hora de colorir.
3. Teatro
Depois de estudar um pouco sobre a vida e a obra de Picasso, alunos de uma escola primária americana inventaram uma peça de teatro em que os personagens são as pessoas que aparecem nos quadros. Elas conversam sobre as relações entre si e com o pintor. Dê uma olhada no trabalho deles (em inglês). Quem sabe você e seus amigos não inventam uma peça também?
sobe...