O tal bolinho de chocolate
É difícil acreditar que, de um erro técnico, nasceu uma receita tão interessante. Algum confeiteiro ao preparar uma receita de bolo de chocolate em forminhas individuais deve ter calculado mal o tempo que o bolo levaria para assar, e ao desenformar o bolo notou que: o que deveria ser um bolo totalmente assado, resultou em uma crosta de massa assada com um delicioso recheio de calda de chocolate meio amargo. Bem, não sei se é a verdadeira, mas é a origem que imagino da tão famosa sobremesa intitulada "Petit Gateau".
Conheci a receita em Nova Iorque, em um restaurante chamado JoJo. O primeiro restaurante Nova Iorquino do hoje estrelado Chef Jean George Vongerichten, proprietário do não menos famoso Vong. O tal bolinho se tornou para mim um desafio. Eu queria, a qualquer custo, descobrir a receita. O Chef me deu uma vaga noção de como era preparado, com a proporção dos ingredientes, porém os pulos do gato, fui obrigado a descobrir em testes. Obviamente tal receita já era preparada em outros restaurantes mundo afora e, aqui em São Paulo, similares eram preparadas no restaurante Tambor pelo Chef Carlos Siefert e no Le Coq Hardy com o nome de Petit Gateau. Mas a receita do JoJo era, a meu modo de ver, a mais interessante pela consistência do recheio e pela textura da massa assada.
Casualmente assisti a um programa de TV em que o Chef Jean George demonstrou passo a passo a receita. Então, finalmente consegui reproduzir fielmente a receita, a qual preparei por duas vezes em um programa que eu apresentava na Rede Mulher. Isso nos idos de 1996, publiquei também a receita em minhas apostilas de cozinha e ensinei em aulas a centenas de alunos. Em 1997 coloquei a receita no restaurante Maria, do qual fui sócio e em homenagem ao Chef batizei a sobremesa com o nome de Bolinho JoJo de chocolate, sucesso total e assim ficou conhecida a sobremesa.
Em 1998 a pedidos da revista Veja São Paulo forneci a receita que foi publicada na íntegra, e coloquei a receita no restaurante Trapiche Adelaide em Salvador, no Sagarana em João Pessoa, Grande Hotel Campos do Jordão e em uma dezena de restaurantes para os quais prestei consultoria. A receita se popularizou e o nome JoJo ganhou fama. Existem centenas de variações, bolinho JaJa, bolinho Joe Joe, bolinho JuJu e outras preparadas com chocolate branco, com goiaba, banana etc.... Fico feliz em saber que de certa maneira colaborei ao divulgar a receita que, hoje em dia, ajuda no orçamento de várias "doceiras caseiras" que fornecem o bolinho para restaurantes e hotéis.
Hoje o tal Bolinho JoJo é uma das sobremesas mais vendidas em São Paulo, não sem motivos pois é realmente fantástica, e sem falsa modéstia acredito que a receita preparada pela Dulce, minha mulher ainda é a melhor de todas, dito isso hip, hip, hurra, viva o JoJo com todas as suas deliciosas calorias.
Se você se interessar em receber a receita do Bolinho JoJo (by Luiz Cintra) envie uma receita de família para tvchef@terra.com.br e retribuirei sua receita com a do famoso bolinho.
Leia as colunas anteriores
Volta para a capa
|