Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mocidade ultrapassa funk e atinge Top 1 do Spotify Viral Rio com samba composto por Adnet; ouça

Samba-enredo 'Pede caju que dou… Pé de caju que dá' remonta a antigos carnavais e faz referências à cultura brasileira e até a Luiz Inácio

3 jan 2024 - 17h14
(atualizado em 4/1/2024 às 17h46)
Compartilhar
Exibir comentários

O Spotify Viral Rio conta com uma surpresa nesta quarta, 3. O samba-enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel, Pede caju que dou… Pé de caju que dá! chegou ao primeiro lugar da lista. Com isso, o samba-enredo ultrapassou nomes do funk, como MC Cabelinho.

O samba-enredo foi lançado em junho de 2022, assinado pelo humorista Marcelo Adnet com Diego Nicolau, Paulinho Mocidade, Richard e Cabeça do Ajax. A letra faz referência ao modernismo brasileiro, com o movimento antropofágico e citaçoes a Tarsila do Amaral, para cantar sobre o fruto caju.

Alceu Valença e Caetano Veloso também são referenciados, nos versos: "É tropicália, tropicana, cajuína/ Pela intacta retina, a estrela no olhar", uma lembrança às letras de Morena Tropicana e Cajuína, respectivamente. Uma reverência aos povos originários é notada em: "Aí Tupi no interior do cafundó/ Um quiprocó virou guerra assumida/ Provou Porã (Provou!), fruta no pé".

Até um jogo com "Luiz Inácio" está presente na letra: "Nesta terra onde tamanho é documento / Vou erguer um monumento para seu Luiz Inácio". Coincidentemente, o responsável por plantar o maior cajueiro do mundo em 1888 foi um pescador chamado Luiz Inácio, mesmo nome do atual presidente.

O samba-enredo remonta aos carnavais dos anos 1990, com letras mais leves, e tornou-se uma das faixas mais ouvidas durante o réveillon no Rio de Janeiro.

Compositor

Essa não é a primeira vez que Adnet aposta na veia de compositor. O humorista já havia se aventurado nos sambas-enredos de escolas como a São Clemente e Acadêmicos do Sossego, de Niterói, em parceria com outros letristas. No desfile da São Clemente, em 2020, Adnet chegou a aparecer no carro alegórico, fazendo uma paródia do ex-Presidente Jair Bolsonaro.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade