|
Grotão do Café Amarelo |
Grotão do Café Amarelo
Francisco Marins, conhecido como o escritor da juventude,
com mais de 5 milhões de livros vendidos e traduzidos em quinze idiomas,
relança o clássico Grotão do Café Amarelo.
Com este GROTÃO do Café Amarelo, Francisco Marins dá continuidade à narrativa desenvolvida em Clarão na Serra, livro inicial da série O Homem e a Terra, considerada pelo escritor Péricles da Silva, da União Brasileira de Escritores (UBE), como “a experiência mais convincente dentro da ficção e a mais completa já realizada em nossa literatura, visando ao abarcamento de um largo processo social, político, humano e econômico, de profundas raízes e de largas repercussões na própria história do País”.
Concorra a livros!
Os dramas humanos, familiares ou o das coletividades, nesta saga sertaneja, representativa de uma época, foram marcados por lutas, violências, ódios. Também por alegrias, amores felizes, desenganos – tudo a constituir os temperos, por vezes amargos, das narrativas que abrangem o suceder de várias gerações. Nunca, porém, aqueles se sobrepõem à verdadeira epopéia do desbravamento da terra; formação de povoados; vilas, freguesias, cidades, na antiga região que, ainda em épocas recentes (para a vida de um país), figurava nas cartas geográficas como “território desconhecido e habitado pelo indígena e desbravado pela cafeicultura – a maior lavoura do mundo”.
GROTÃO do Café Amarelo mostra o homem fixado no lugar, preparando-se para ampliar as áreas de cultivo, plantar, colher os frutos e tentar sobreviver, entremeado em um romance que mostra a vida em uma cidade típica do interior, com seus aspectos tradicionais e característicos. As experiências do soro antiofídico, que viria a salvar milhões de vidas, por Vital Brasil, no ambiente real em que aquele cientista fez as primeiras experiências com as cobras. Bandidos, homens rudes, mulheres valentes, lendas e costumes, misturam-se nesta obra emocionante.
Em estilo inconfundível de narrador, a mesclar ficção, realidade humana e histórica, em linguagem correta, por vezes entremeada de termos e expressões regionais, de épocas diversas, o autor tornou-se, com esta obra, um dos mais lidos e apreciados de nossa moderna literatura.
Títulos da série O Homem e a Terra: Clarão na Serra (vol. 1), GROTÃO do Café Amarelo (vol. 2) e Atalhos sem Fim (vol. 4), já reeditados pela Escrituras Editora, e ... E a Porteira Bateu! (vol. 3).
Sobre o autor:
Francisco Marins nasceu na cidade de Pratânia, São Paulo, em 1922. Descendente de tropeiros, boiadeiros e pequenos plantadores de café, passou a infância em contato com a vida rural, na qual colheu inspiração para suas obras. Os livros das séries Taquara-Póca, Roteiro dos Martírios e O Homem e a Terra, traduzidos em quinze idiomas, alcançam, com centenas de edições, cinco milhões de exemplares. Foi editor das Edições Melhoramentos, membro da Comissão Estadual de Cultura e presidente da Câmara Brasileira do Livro, tendo se empenhado na divulgação e valorização do livro. Criou, na cidade de Botucatu (interior de São Paulo), o “Convivium ― Espaço Cultural Francisco Marins” e o “Clubinho Taquara-Póca”, que visam promover o interesse pela vida rural, natureza e ecossistema. Em Pratânia, onde existe uma biblioteca com seu nome, desenvolveu amplo projeto cultural: “Taquara-Póca e Prata Antiga”, uma espécie de Pica-pau-amarelo lobatiano. É membro titular da Academia Paulista de Letras, foi seu presidente em duas gestões e é o atual presidente emérito. Recebeu prêmios e distinções literárias, como a indicação ao prêmio internacional Hans Cristian Andersen, prêmios da Academia Brasileira de Letras, União Brasileira de Escritores, Prefeitura Municipal de São Paulo, Jabuti, Pen Club de São Paulo, Calipso e Lourenço Filho. Tem seu nome em verbete na Oxford Children’s Literature e é o único escritor brasileiro a figurar na famosa coleção européia Delphin, que reúne clássicos de literatura juvenil de todo o mundo. Na Escrituras Editora, tem publicados Clarão na Serra, GROTÃO do Café Amarelo, Atalhos sem Fim e O Curandeiro dos Olhos em Gaze (volumes 1, 2, 4 e 5 da série O Homem e a Terra).
Obras em catálogo:
Romances: Clarão na Serra, GROTÃO do Café Amarelo, Atalhos sem Fim, O Curandeiro dos Olhos em Gaze (Escrituras Editora), ...E a Porteira Bateu! e Recontos.
Infanto-juvenis: Nas Terras do Rei Café, Os Segredos de Taquara-Póca, O Coleira Oreta, A Praga dos Gafanhotos, Território de Bravos, Verde era o Coração da Montanha, Expedição aos Martírios, Perdidos na Selva (série Taquara Póca/Ed. Melhoramentos), O Mistério dos Morros Dourados, A Montanha das Duas Cabeças, Em Busca do Diamante, A Aldeia Sagrada, A Guerra dos Canudos (série Vagalume/Ed.Ática), O Sótão da Múmia (Coleção Jabuti/Ed.Saraiva).
Site: www.franciscomarins.com.br
|