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Consumidor 50+ é quem mais compra pela web: veja como fisgá-lo 

Os cinquentões são os campeões de compra pela internet. Porém, é o mais exigente.

19 jun 2022 - 06h00
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Foto: Adobe Stock

Em 2021, o e-commerce brasilleiro teve uma temporada muito boa, com crescimento de 27% em relação ao ano anterior ― e ambos em plena pandemia. O faturamento registrado foi de experessivos R$ 182,7 bilhões. E sabe quem mais comprou pela internet nesse período? O consumidor na faixa de 50 anos de idade.

A conclusão é do levantamento da consultoria NielsenIQ|Ebit, que aponta que os cinquentões correspondem a 33,9% dos clientes do e-commerce. Curiosamente, esse fenômeno nunca foi registrado desde quando a pesquisa começou a ser realizada, há 20 anos.

O público 50+ é exigente e tem uma particularidade: a preocupação especial com a solução de pagamento oferecida pelo e-commerce. Muitas vezes, esse simples detalhe pode determinar que uma compra seja ou não concluída.

“O mercado precisa oferecer a melhor experiência de compra para fidelizar esse cliente e, para isso, é fundamental oferecer um checkout transparente, que transmita segurança e que facilite a conclusão da compra com métodos variados e alternativos”, diz Ralf Germer, CEO da PagBrasil, fintech especialista em pagamentos digitais.

O fato é que essa nova realidade é reflexo das mudanças de consumo, aceleradas pela pandemia. Por conta disso, o e-commerce precisa estar preparado para atender o público 50+ e quem não investir em variedade de opções para fisgar esse consumidor pode ficar para trás. 

Segundo estudo do Bank of America, a renda de um brasileiro acima de 50 anos é superior à média das faixas etárias mais baixas, sendo responsável por movimentar em torno de R$ 1,6 trilhão por ano no país. Com maior poder de compra e de decisão, ele precisa ser fisgado com muito carinho.

Especialista no tema, Ralf Germer aponta quatro formas de fisgar o consumidor 50+ justamente em sua exigência mais críticas: a solução de pagamento oferecida pela loja virtual.

1. Pagamento recorrente

“Tendência no e-commerce, os clubes de assinatura ultrapassaram as barreiras do streaming e chegaram a diversos produtos no mercado. A modalidade permite aos consumidores o recebimento de seus produtos e serviços favoritos no conforto de suas casas e de forma recorrente, sem a necessidade de passar pelo processo de checkout mais de uma vez”, defende o especialista.

2. Boleto

“O boleto ainda é um método muito utilizado no país e atende principalmente os consumidores mais tradicionais, por conta de uma sensação maior de segurança na transação. Existem boletos mais otimizados que permitem a confirmação de pagamento mais rápida e, alguns, podem até mesmo serem pagos com o Pix.”

3. Pix

Com mais de 126 milhões de usuários cadastrados, de acordo com o Banco Central, o Pix é um dos meios de pagamento favoritos dos brasileiros. “De acordo com estimativa da empresa americana de tecnologia financeira FIS, a tendência é de que, até 2025, o número de usuários pode dobrar, devido a uma grande adesão ao método”, diz Germer.

4. Link de pagamento

“A modalidade vem adquirindo espaço no mercado de pagamentos pela comodidade, rapidez e segurança. O cliente recebe uma página completa de pagamento por meio de apenas um link, via SMS, rede social ou e-mail. Um grande diferencial, é oferecer variedade de métodos no checkout, para que o cliente escolha a opção que melhor o atenda”, completa ele.

Redação Dinheiro em Dia
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