Em 15 de janeiro de 1913, Lionel Martin e Robert Bamford fundaram uma pequena fábrica de automóveis em Londres, na Inglaterra. Primeiro batizada de Bamford & Martin, a empresa se tornou Aston Martin logo no ano seguinte, depois que Bamford testou um modelo montado por eles na corrida de Aston Clinton.
Em seus primeiros 90 anos, ou seja até 2003, a montadora construiu cerca de 15 mil carros apenas. A guinada na produção ocorreu com a operação da fábrica em Gaydon, de onde saíram as primeiras unidades do DB9 em janeiro de 2004. Nos últimos dez anos, a fabricante produziu três vezes mais do que em 90 anos, acrescentando 45 mil veículos à sua frota pelo mundo.
Em 100 anos de história, a Aston Martin se tornou uma marca que representa elegância com esportividade e potência. Não é à toa que o espião mais famoso da ficção escolheu o carro para acompanhá-lo em suas aventuras – a primeira aparição foi em 1964, com o DB5, no filme 007 contra Goldfinger, com Sean Connery no papel de James Bond.
Atualmente, a fabricante britânica exporta 75% da produção para 146 concessionárias em 41 países, inclusive para o Brasil. Com uma loja oficial em São Paulo, os preços dos modelos variam de R$ 650 mil a R$ 1,6 milhão. Para comemorar o centenário, a marca lançou um carro conceito chamado de CC100, que leva motor V12 de 6.0 l. Veja este e demais modelos da história da Aston Martin.