> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
Quarta-feira, 17 de março de 2004
Zoroastrismo

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

A vida de Zoroastro é um grande mistério, mas sabemos que chegou a influenciar pensamentos de Moisés, Jesus e Maomé.
Ele viveu entre 630 e 553 a. C. Alguns pesquisadores acreditam que a época correta seria em meados de 1500 a.C.; outros entendem que foi apenas um personagem para divulgar uma religião recém-criada.

Provindo do noroeste do Irã, filho de um sacerdote, Zaratustra (nome persa) tinha uma vida tranqüila até os trinta anos. Nesta ocasião, ele clamou aos céus para obter respostas de Deus.

Foi orientado a entender que existia um Deus-Sábio, chamado Ahura Mazda (ou Ohrmazd), auxiliado pelos anjos e o seu oposto, o Espírito do Mal Angra Mainyu.

Para transmitir estes ensinamentos, peregrinou por várias regiões fazendo sua primeira conversão com o rei Vishtaspa, da Pérsia oriental. A ajuda do monarca colocou em prática a sua fé com êxito.

O Zoroastrismo é composto por dezessete canções ou hinos (Gathas) contidas em textos conhecidos como Yasna, que revelam a ligação angelical entre Deus e os seres humanos.

Também dá ênfase na responsabilidade pessoal para que todos sejam felizes através dos bons atos praticados. O ensinamento de Zaratustra é essencialmente otimista, já que é mais fácil percorrer o caminho do bem do que o mal.

Seus seguidores são tolerantes com todas as religiões. No século VII a.C. quando "Ciro o grande" fundou o Império Persa, o Zoroastrismo tornou-se a religião oficial do Estado passando a ser praticada na Grécia, Egito e norte da Índia.

Influenciou a religião dos hebreus quando estavam exilados no Egito com a presença do entendimento sobre os anjos, livre-arbítrio e a bondade essencial contida no mundo.

Mesmo depois da morte de Zoroastro, a religião continuou sendo difundida.
Acredita-se que os Reis Magos eram sacerdotes zoroastristas.

A filosofia desta religião influenciou o Cristianismo e o Islamismo, mas foi banida da Pérsia pelos muçulmanos no século IX.

Os seguidores do Zoroastrismo seguiram para a Índia ficando conhecidos como parses ou pars (derivação da palavra indiana persas). Para os parses, a limpeza é algo muito importante, banhando-se antes de qualquer culto. Eles usam um manto chamado kushti contendo cordões que representam os capítulos da Yasna.
Os devotos usam um sadre (uma camisa que os diferencia das diferentes religiões na Índia) e os sacerdotes usam túnicas e turbantes brancos.

Oram-se cinco vezes ao dia. A linguagem usada é o persa antigo. Os templos são fechados e não é acessível as pessoas de outras religiões.

A maneira como lidam com os mortos é bastante peculiar. Os parses colocam os corpos nas chamadas "Torres do Silêncio" ou Dakhmas onde são comidos por aves e animais selvagens. Esta seria a missão do abutre, de acordo com a tradição parse.


Para o Zoroastrismo não existe o inferno. As almas cruzam a Ponte da Inspeção (ou Ponte do Julgamento) em direção ao céu. Se elas fizeram coisas boas, serão escoltadas por uma bela mulher de maneira que caminhem seguramente. Se fizeram o mal, uma mulher feia acolhe-os levando-os para debaixo da ponte (conhecida como Casa da Mentira) onde serão purificados para entrarem posteriormente no céu.

Zaratustra morreu aos setenta e sete anos.
A historia do Zoroastrismo começou a enfraquecer no século VII. d C.

Posteriormente, a perseguição aumentou sob a dinastia Qajar (1796-1925). Quando o Xá Reza Pahlevi destronou o último Qajar em 1925, houve uma trégua na perseguição, já que eles eram tidos como nobres da antigo Irã.

Atualmente podemos ver a continuação do Zoroastrismo através dos parses da Índia que preservam os antigos rituais.

Monica Buonfiglio

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade