21 de maio de 2001 - Comemoração: 22 de maio
Santa Rita de Cássia
|
|
Santa Rita de Cássia é considerada a santa das causas impossíveis. Seus pais, apesar de muito pobres, conseguiram dar-lhe uma boa educação. Quando criança, já revelava grande devoção pela Virgem Maria, João Batista e Santo Agostinho. Seu desejo era de entrar na Ordem Agostiniana, mas, obedecendo às regras da época, seus pais a prometeram em casamento, o qual ela aceitou a contragosto. Permaneceu muitos anos casada ao lado de um homem chamado Paulo Ferdinando; este, no início, mostrou-se bom caráter, mas, com o tempo, foi se tornando infiel, violento e irascível. Com ele teve dois filhos gêmeos.
Após vinte anos de matrimônio, enviuvou; seu marido, foi assassinado e os gêmeos, contando com catorze anos queriam vingar a morte do pai. Rita não aceitou a idéia de que seus filhos se tornassem assassinos. Em oração pediu que, se eles continuassem com a idéia de vingança, preferia ter seus filhos mortos. Conta-se que ambos adoeceram e morreram em seguida.
Muito triste e desolada, foi procurar a Ordem das Agostinianas, mas não pôde ser admitida, uma vez que a virgindade era um dos requisitos exigidos para tal. Mesmo assim trabalhou exaustivamente para ingressar na Ordem.
A paranormalidade estava presente em sua vida e muitos acontecimentos foram atribuídos a ela.
Meditava sobre a paixão de Cristo, chegando a ter na fronte um sinal (uns dizem ser a coroa de espinhos, outros afirmam tratar-se do sinal-da-cruz). Na arte, é representada com o crucifixo nas mãos.
Morreu de tuberculose em 1457, aos setenta e seis anos. O Papa Urbano VIII a beatificou em 1627 e Leão XIII a declarou santa em 1900.
Comemoração: 22 de maio
Nascimento: 1381 Úmbria, província da Itália
Falecimento: 1457 Cássia (em 22 de maio)
Emblema: crucifixo, coroa de espinhos
Padroados: Esposas e mulheres
Protege: Causas desesperadas, Contra infidelidade, Paternidade, Resolução dos problemas matrimoniais
Clique aqui para acessar a Oração à Santa Rita de Cássia
Monica Buonfiglio
|