Santiago (Chile) - Wanderley Luxemburgo faz suspense para divulgar os 18 jogadores que disputarão os Jogos Olímpicos de Sydney, mas já tem praticamente definida a equipe para buscar a 1ª medalha de ouro da história do futebol brasileiro. Dos atletas com idade acima de 23 anos, o volante Emerson e o atacante Rivaldo são nomes praticamente certos em sua convocação.
Emerson vem agradando bastante nas eliminatórias e, segundo o treinador, tem um espírito de liderança que pode ajudar os mais jovens. Rivaldo será o `diferencial' do time. Eleito pela Fifa como o melhor do mundo na temporada passada, ele recebeu, nas últimas semanas, elogios de Luxemburgo. Atua no meio-de-campo e não reclama quando joga no ataque, além de mostrar boa presença na área.
Uma evidência de que o jogador está perto de Sydney foi a declaração dada por Luxemburgo, ao saber que o jornal El Mundo Deportivo, da Espanha, noticiou, na edição de ontem, que Rivaldo não disputaria a Olimpíada. "Existem jornais que dão notícias mentirosas", rebateu.
O meia disse que gostaria de voltar a uma Olimpíada - disputou a última, em Atlanta, e não foi bem - para tentar trazer a primeira medalha de ouro para o Brasil, mas garantiu que não recebeu nenhum comunicado sobre a convocação.
O treinador não quis fazer comentários, ontem, sobre os atletas que levará para a Austrália. "Vivemos um clima de eliminatórias e não quero falar sobre Olimpíada." Luxemburgo admitiu, contudo, que pode até anunciar hoje os convocados. "A divulgação dos nomes será feita a qualquer momento."
A Confederação Brasileira de Futebol tem de entregar até o dia 25 a lista para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Luxemburgo está com o time praticamente pronto, mas tem uma dúvida. Não definiu ainda se levará mais um jogador acima de 23 anos. Nesse caso, o goleiro Dida é o favorito. Cafu, que estava bem cotado, perdeu o prestígio com o treinador depois de ser expulso contra o Paraguai e abandonar o grupo antes do jogo com a Argentina, pelas eliminatórias. Mesmo assim, o atleta ainda tem chances.