São Paulo - O sueco Kenny Brack (Rahal) deixou os brasileiros para trás e venceu o GP do Japão de Fórmula Indy, no circuito oval de Montegi. Foi sua primeira vitória na categoria Hélio Castroneves (Penske) liderou a maior parte da prova (83), mas foi prejudicado no último pit stop, em que Brack voltou na frente.
A próxima corrida será em Milwaukee, nos EUA, no dia 3 de junho.
Helinho terminou em segundo, seguido de Tony Kanaan e Christian Fittipaldi. Os demais brasileiros: Roberto Moreno em 10o, Maurício Gugelmim em 12º e Gil de Ferran em 13º. Bruno Junqueira e Cristiano da Matta abandonaram.
Com a vitória, Brack assume a liderança da competição, com 49 pontos, aproveitando-se da batida do ex-líder do campeonato, Cristiano da Matta, na largada. Helinho fica sem segundo, dois pontos a menos que o líder.
Na largada, Hélio Castroneves segurou a ponta. Já Bruno Junqueria, que largou em quinto, rodou e Cristiano da Matta bateu no brasileiro. O acidente causou bandeira amarela e os dois saíram da prova. Ainda no começo da corrida, Tony Kanaan passou Dario Franchetti e assumiu a vice-liderança.
As primeiras posições foram mantidas até o primeiro pit stop dos líderes, que começou na volta 62. Na seqüência, Helinho voltou para a ponta, mas Paul Tracy e Kenny Brack voltam à frente de Kanaan. O brasileiro recuperou a terceira colocação na volta 77 ao ultrapassar Brack. Na 90a volta, Brack passou Castroneves, e Kanaan voltou a perder a terceira posição e ficou à frente de Gil de Ferran.
Após a segunda "rodada" de pits, os brasileiro voltaram dominando as primeiras colocações. Helinho ficou em primeiro, seguido de Kanaan e Fittipaldi. Mas logo em seguida Brack passou Christian. Na volta 109, Kanaan assumiu a ponta.
Na 144a volta começaram as últimas paradas dos três primeiros. Brack assumiu a 1a posição, seguido de Kanan, Helinho e Ferrran. Kanaan saiu da briga pela vitória na volta 186, quando teve de colocar um pouco de combustível.
Nicolas Minassian bateu a poucas voltas do fim e, por isso, foi acionada a bandeira amarela. Os brasileiros ainda tiveram chance de brigar com bandeira verde, mas Brack garantiu a vitória, seguido de Helinho e Kanaan, que voltou do quarto pit em terceiro.
Confira as colocações do GP do Japão