São Paulo – O Atlético-MG é o campeão de público no Brasileirão-2001. Levantamento divulgado nesta terça-feira pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) mostra que o time de Belo Horizonte é o que tem a melhor média de público pagante nas partidas do torneio. São 23.744 por jogo.
O levantamento leva em consideração as 21 primeiras rodadas do Brasileirão. Apenas dois jogos não estão computados. O Fla Flu e Botafogo x Palmeiras. Ambas partidas foram da vigésima-primeira rodada, mas a CBF ainda não recebeu a comunicação oficial sobre os pagantes. A informação deve ser prestada pela Federação Carioca de Futebol.
Na relação dos dez jogos de maior público no Brasileirão, o Atlético-MG aparece cinco vezes.
O segundo colocado na briga para encher estádios é o Bahia. O tricolor tem 20.440 de média por partida. É seguido pelo Fluminense, com 17.834.
A má campanha dos times mais populares do Brasil tem afetado diretamente também o desempenho de Flamengo e Corinthians na bilheteria. Os rubro-negros, com média de 16.494, ocupam o quarto posto no ranking. Já os corintianos estão apenas na décima quarta posição com 9.839.
Porém, o desempenho no campo nem sempre está relacionado com a presença de público. O São Caetano, líder do Brasileirão, é o penúltimo colocado na média de público (3.469). Só supera a Portuguesa (3.307).
O maior público do Brasileirão-2001 até agora pertence ao clássico mineiro. Cruzeiro e Atlético-MG levaram 84.529 pagantes ao Mineirão. No lado oposto está o jogo entre Gama x Juventude. Apenas 990 pessoas pagaram para testemunhar (veja a relação dos dez jogos com menor público).
Segundo os dados da CBF, foram vendidos até a 21ª rodada 3.233.726 ingressos. Uma média de 11.074 pagantes por partida. A renda não foi divulgada.