Nyon - As 11 principais ligas européias de futebol acertaram estabelecer um calendário comum para as transferências de jogadores, anunciou na terça-feira a Uefa, entidade que controla o futebol europeu.
Segundo o acordo, que deve ser ratificado pelo comitê executivo da Uefa, as transferências acontecerão em duas oportunidades no ano -- no verão e no inverno.
Nos países cujos calendários do futebol começam no segundo semestre de cada ano e terminam na metade do ano seguinte, o primeiro período de transferências transcorrerá entre o fim de cada temporada nacional até 31 de agosto, enquanto o segundo período será de 1 a 31 de janeiro.
Nos países em que as temporadas de futebol são realizadas de acordo com o calendário anual, como na Escandinávia, os períodos de transferências serão de 1 de julho a 31 de agosto e de 15 de dezembro a 31 de janeiro.
A decisão, que afetará tanto as transferências nacionais como internacionais, incluindo os jugadores sul-americanos, foi tomada em uma reunião do comitê de futebol professional da Uefa. As 11 ligas comprometidas no acordo são Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Portugal e Suiça.
O presidente do comitê de futebol professional da Uefa, Pedro Tomás, quen preside também a liga espanhola, disse em um comunicado: "Este é um acordo histórico que, pela primeira vez, vai nos dar períodos de transferências no futebol professional europeu".
"Acreditamos que este é o caminho certo por razões esportivas, legais e financeiras. Isso deve ajudar a dar mais estabilidade ao jogo e ajudar a criar bases sólidas para o futuro", completou.