Atlético-PR vira sobre o Flu e é finalista do Brasileiro
Domingo, 09 Dezembro de 2001, 18h01 Atualizada: Domingo, 09 Dezembro de 2001, 19h41
São Paulo - O Atlético-PR garantiu vaga na decisão do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Fluminense por 3 a 2 na tarde deste domingo na Arena da Baixada, em Curitiba. Alex Mineiro foi o destaque do jogo por ter marcado os três gols dos paranaenses. Magno Alves fez os gols dos cariocas. Com isso o Atlético vai decidir o título com o São Caetano, sendo o primeiro jogo no Paraná e o segundo em São Paulo. Os dois finalistas garantiram presença na Copa Libertadores de 2002.
A partida começou equilibrada, com as duas equipes se estudando. A primeira oportunidade de gol foi do Atlético-PR. Logo aos dois minutos, Alessandro cobrou falta, a zaga rebateu para a entrada da área e Adriano chutou, com a bola raspando a trave de Murilo.
Precisando da vitória o Fluminense respondeu aos sete minutos. Fernando Diniz fez boa jogada pela esquerda e rolou para Roger que, da entrada da área, chutou para acertar a trave de Flávio. O Atlético também acertou a trave do Fluminense aos 15 minutos com uma cabeçada de Alex Mineiro.
Aos 20 minutos, Caio puxou contra-ataque, tabelou com Roger e tocou para Fernando Diniz chutar, forçando Flávio a fazer difícil defesa. Dez minutos depois Fabiano tabelou com Kléberson e cruzou para Adriano chutar prensado para fora.
Nesse momento a iniciativa do jogo era do Atlético, enquanto o Fluminense esperava para sair nos contra-ataques. Aos 33 minutos, Fabiano cobrou falta e Gustavo cabeceou para fora. Um minuto depois Caio avançou pelo meio e chutou para Flávio defender.
A zaga do Fluminense estava irritando seus torcedores tanto que aos 35 minutos Kléber quase marcou após se livrar de três defensores tricolores. O atacante entrou livre na área, mas chutou para fora.
Nos minutos finais o Fluminense passou a ter o domínio da partida. Aos 42 minutos Sidney tocou para Roger, que driblou Nem e chutou para Flávio defender em dois tempos. Um minuto depois o Tricolor abriu o placar. Sidney lançou Magno Alves que, dentro da área, chutou sem chances para o goleiro atleticano.
Logo aos quatro minutos do segundo tempo o Atlético empatou. Adriano cobrou escanteio, Nem dominou e chutou; a bola tocou em Cocito e sobrou para Alex Mineiro completar para o gol.
Com o empate o Atlético começou a impor seu ritmo de jogo. Tanto que quase desempatou aos nove minutos. Kléberson cobrou falta e Kléber cabeceou para fora.
O Fluminense não conseguia criar boas jogadas e acabou pagando caro pela sua pouca objetividade. Aos 24 minutos, Adriano lançou Alex Mineiro, André Luís furou na jogada e o atacante atleticano penetrou na área e chutou sem chances para Murilo, conseguindo a virada.
Mesmo jogando mal o Fluminense conseguiu o empate aos 29 minutos. Flávio levantou bola na área, Andjel disputou jogada com Nem e a bola sobrou para Magno Alves que, de fora da área, chutou no canto de Flávio, que nada podia fazer no lance.
A partir daí o jogo ficou aberto, com as duas equipes criando boas chances de gol. Aos 35 minutos, Adriano tocou para Illan, que chutou para segura defesa de Murilo. Dois minutos depois Alex Mineiro recebeu passe de Adriano, livre na área tentou driblar Murilo, mas o goleiro se recuperou e evitou o gol.
Aos 40 minutos foi a vez de Roger cobrar falta e a bola ir para fora. Mas quando tudo indicava que o jogo iria para a prorrogação, o Atlético conseguiu desempatar. Aos 43 minutos, Alex Mineiro avançou pelo meio, a zaga do Fluminense abriu e ele chutou no canto de Murilo. No fim do jogo Roger ainda foi expulso por jogada violenta.
O Atlético-PR, que chega a sua primeira final de Brasileiro, enfrenta agora o São Caetano, que se classificou ao derrotar o Atlético-MG por 2 a 1. O primeiro jogo acontece na Arena da Baixada, em Curitiba, nop próximo domingo, e o segundo será disputado no Morumbi, em São Paulo, no dia 23, também domingo.
Com a derrota, o Fluminense praticamente sai da briga pela contratação do atacante Romário, atualmente no Vasco. O presidente do Flu, David Fischel, havia condicionado a vinda de Romário à classificação do clube para a Libertadores 2002.
Atlético-PR: Alex Mineiro, a 3min, 24min e 43min do segundo
Fluminense: Magno Alves, a 43min do primeiro e 29min do segundo
Cartões amarelos
Kleberson, Cocito, Alessandro, Fabiano, Nem (Atlético), Régis, Sidnei, Marcão, Roger (Flu)oo, Fabiano, Fabiano, Nem (Atlético), Régis, Sidnei, Marcão, Roger (Flu)
Atlético-PR
Flávio, Gustavo, Nem, Rogério Corrêa, Alessandro, Cocito, Kleberson, Adriano, Fabiano, Alex Mineiro (Igor, a 44min do segundo), Kleber (Ilan, a 32min do segundo)
- Técnico: Geninho
Fluminense
Murilo, Flávio. Régis, André Luiz, Paulo César, Marcão, Sidnei (Roni, a 20min do segundo), Fernando Diniz (Gilmar, a 39min do segundo), Roger, Magno Alves, Caio (Angel, a 28min do segundo) - Técnico: Oswaldo Oliveira