Por causa das mudanças no elenco do Chelsea ainda é cedo para cravar qual será a tática do time na temporada 2012/2013. Mas o técnico Roberto Di Matteo sinalizou nas principais partidas que deve usar o 4-2-3-1, esquema que está em alta no futebol mundial atualmente. A princípio, enquanto algumas contratações ainda estão se adaptando, a escalação comum do Chelsea deve ter Cech; Ivanovic, Terry, David Luiz (Cahill) e Ashley Cole; Mikel e Lampard; Ramires, Mata e Hazard; Fernando Torres.

Isso significa uma grande mudança no Chelsea em relação ao time campeão europeu. Afinal, aquela equipe costumava atuar sempre com duas linhas de quatro, seja no 4-1-4-1 ou no 4-4-1-1 - variava principalmente pelo posicionamento de Juan Mata, que pode jogar pelo centro e também pelas pontas.

O que chamava mais atenção neste Chelsea era a disciplina tática para se defender. A preocupação em fazer a retranca era tão grande que o técnico Tite chegou a acusar o Chelsea de praticar "anti-jogo", antes de saber que o Corinthians poderia enfrentar a equipe inglesa no Mundial de Clubes.

Resta saber agora se essa retranca será mantida para esta temporada. Apesar de Di Matteo ter sinalizado que sim, a mudança no esquema tático indica uma vontade de formar um time que saiba propor o jogo, e não apenas sair em contra-ataques. As contratações de Marko Marin e Oscar também indicam isso, já que são meias que podem fazer o time jogar de forma mais ofensiva. Porém, essa mudança é um processo lento e só deve acontecer a longo prazo.