O final do programa Casa dos Artistas rendeu audiência recorde ao SBT. De acordo com dados do Ibope divulgados no jornal Folha de S. Paulo de hoje, a atração comandada por Sílvio Santos teve média de 47 pontos, contra apenas 18 da Globo. O pico foi de 55 pontos, enquanto a emissora carioca chegou a registrar 15 pontos durante a exibição do reality show.
Leia mais:
» Bárbara Paz vence Supla na Casa dos Artistas
» Opine: você concorda com a vitória de Bárbara?
Segundo o jornal, os números superam a marca alcançada em 22 de junho 1995, quando o SBT teve 42 pontos de média com a transmissão da final da Copa do Brasil, entre Corinthians e Grêmio. A Globo não exibia o campeonato à época.
Blockbuster - Para tentar amenizar a derrota, a Globo tratou de inserir atrações "blockbuster" no Fantástico, principal concorrente da Casa: o lançamento de um clipe do CD acústico de Roberto Carlos e outro de Sandy e Júnior. Além disso, o programa exibiu uma reportagem sobre No Limite. A final do reality show, que aconteceria neste domingo também, foi adiada.
Ainda de acordo com os dados publicados na Folha, a emissora carioca não sofria um golpe tão duro desde a década de 70. A partir de sua estréia, no dia 28 de outubro, a Casa dos Artistas vinha derrotando sucessivamente o Fantástico, que dominava a audiência dos domingos há 30 anos. De segunda a sexta, porém, a Globo manteve-se na liderança com a bem-sucedida novela O Clone.
Batalha jurídica - A Globo tentou frear o SBT com processos, sob a justificativa de que Sílvio Santos havia plagiado o programa holandês Big Brother - cujos direitos foram comprados pela emissora carioca. Assim, a Casa dos Artistas chegou a ficar dois dias fora do ar.
Tendo em vista, porém, que a batalha jurídica só aumentava a popularidade da audaciosa atração de Sílvio Santos, a Globo preferiu adiantar a produção de seu Big Brother Brasil, que iria ao ar somente em abril de 2002, para janeiro.
Veja também:
» Galeria de fotos
» Minuto a minuto do último dia
» Site especial da Casa dos Artistas