» Veja fotos de Yves Saint LaurentO renomado costureiro Yves Saint Laurent anunciou na segunda-feira sua aposentadoria aos 65 anos de idade, selando assim um dos grandes capítulos da história da moda.
Em um comunicado lido para os meios de comunicação em seu elegante salão de Paris (França), o costureiro afirmou que deixava o grupo que leva seu nome depois de 40 anos de trabalho, durante os quais a YSL tornou-se um dos maiores impérios do mundo da moda.
"Escolhi hoje para dar adeus a esta profissão que amei tanto", afirmou Saint Laurent a uma platéia de jornalistas, fotógrafos e equipes de TV.
Saint Laurent criou alguns dos visuais mais famosos do século 20, aparecendo entre os grandes nomes do setor, como Coco Chanel e Christian Dior. Roupas suas, como o smoking para mulheres, a jaqueta safári e o vestido trapézio, tornaram-se ícones e influenciaram inumeráveis estilistas.
A partida do costureiro não significa o fim da marca que leva seu nome, vendida para o grupo estatal Elf Sanofi, em 1993. A aposentadoria, porém, pode significar o fim da atividade da casa na área de costura.
Saint Laurent já havia entregue o controle da coleção prêt-à-porter da casa para o estilista norte-americano Tom Ford, mas continuou a cargo das coleções de alta costura.
Nascido em 1936 em uma família de classe média francesa na cidade de Oran, Argélia, Saint Laurent ingressou na casa Dior em Paris em 1954. Quando o lendário estilista morreu, três anos depois, Saint Laurent assumiu a direção da marca. Tinha então apenas 21 anos de idade.
Ao lado de seu companheiro e sócio Pierre Bergé, Saint Laurent criou sua própria e depois famosa casa em 1962.
Veja também:
» Tom Ford vai assinar Yves Saint Laurent
» Frases célebres de Yves Saint Laurent