Princess Peach: Showtime! é espetáculo teatral no Switch
Exclusivo da Nintendo é aventura equilibrada, variada e com potencial para agradar vários públicos
Após aparecer como personagem jogável em vários títulos, principais ou derivados, protagonizados por Super Mario, a princesa Peach enfim é protagonista da sua própria peça. Em Princess Peach: Showtime!, a princesa do Reino dos Cogumelos é a grande estrela de um espetáculo variado e repleto de momentos divertidos.
E no teatro da princesa, a diversão é real.
O show tem que continuar
Assim que o jogo começa, podemos ver a Princesa Peach em um de seus passeios, e logo ela se vê diante do Teatro Esplendor, um suntuoso palácio de espetáculos que será literalmente o palco de todo o jogo.
Porém, no lugar das apresentações esperadas, a vilã Rubi e a “Trupe Uvaparsas” invade o Esplendor e sequestra os Ribaltinos, residentes e atores do local. Assim, cabe a Peach assumir vários papéis previstos para as peças de teatro e salvar o dia.
Uma princesa atuante
Esta premissa permitiu a Peach assumir diversos papéis ao longo de sua missão de salvar o Teatro Esplendor. Logo no início do jogo, o jogador assume o primeiro dos papéis que Peach incorporará ao longo de toda a campanha, a Peach Espadachim – ilustrada em uma transformação à lá Sailor Moon.
Após uma fase voltada à ação e combates de espada, o jogador retorna ao teatro, que serve como um hub para as demais missões/espetáculos.
Em cada missão, Peach assume um papel diferente, seja Ninja, Vaqueira, Confeiteira, entre outros. Além disso, cada missão tem jogabilidade, ritmo e proposta própria.
Na fase de Peach Vaqueira, o jogador terá que laçar inimigos e perseguir um bando de bandidos à cavalo no velho oeste. Já como Peach Confeiteira, será necessário salvar uma confeitaria assando e decorando guloseimas.
O resultado desta estrutura de jogo é uma campanha variada, que constantemente apresenta novas formas de jogar e um espetáculo diferente ao jogador.
Jogo teatral, diversão real
Princess Peach: Showtime é, como era de se esperar dos títulos com personagens Nintendo, caprichado em todos os sentidos. Tudo foi bem medido e equilibrado. Se por um lado Peach passa por várias transformações, cada uma com sua própria mecânica, o design de níveis faz com que o jogador nunca fique perdido com os diferentes esquemas de controle e situações de jogo.
Claramente voltado para jogadores mais novos, o desafio é bem leve. Ainda assim, apresenta alguns chefes um pouco mais exigentes e boa dose de exploração.
Tanto em visuais quanto em jogabilidade, Showtime! parece uma amálgama do universo Nintendo. Graficamente, parece uma mistura de jogos como Paper Mario, Kirby e Miitopia, título menos conhecido lançado para Nintendo 3DS. Já quando falamos de jogabilidade, Peach tem momentos que lembram, além do já citado Kirby, The Legend of Zelda e Super Mario Bros.
Para além das influências, é um jogo tecnicamente muito bem feito, com animações bastante detalhadas, uma Peach sempre expressiva e que parece a vontade em seu vários papéis, além de ter controles precisos e sempre eficazes, independente da situação de jogo.
Gran finale
Como naturalmente a princesa Peach é uma personagem que tende a atrair mais a atenção das meninas, a equipe de desenvolvimento tomou o cuidado de dosar momentos de ação – que costuma atrair mais os meninos – com momentos mais "fofos" da princesa, entremeados à propostas de jogo mais cadenciadas, como uma fase da Peach Detetive, por exemplo. O resultado é uma aventura equilibrada, variada e com potencial para agradar a todos os públicos.
Princess Peach: Showtime! será lançado em 22 de março, exclusivamente no Nintendo Switch.
*Esta análise foi feita com um código gentilmente cedida pela Nintendo.