Agendas recheadas de adesivos, papéis presos com clipes e códigos indecifráveis já fazem parte do passado. A nova mania dos internautas é confiar suas experiências e idéias aos weblogs, diários eletrônicos que proliferam na Internet.Antes do surgimento dos weblogs, ou blogs, a Internet era povoada de pitorescas home pages pessoais com atualizações esporádicas. O blog mudou este cenário. Sem precisar editar uma única linha em HTML, o usuário publica o que quiser a partir de qualquer computador conectado à rede.
A webdesigner carioca Lia Caldas criou o Hyper.Speed Blog em novembro de 2000 e recebe até mil visitantes ao dia, que comentam desde a marca da tintura do cabelo até assuntos relacionados a sua profissão. "O que mais impressiona nos blogs é que as pessoas comentam todos os questionamentos que faço", diz ela.
A estudante gaúcha Viviane Vaz cedo descobriu as vantagens de colocar seu diário na Internet. "Tenho amigos espalhados pelo mundo e ficou cansativo escrever a todos individualmente. Coloquei uma página na rede para deixá-los atualizados", conta ela.
O professor de literatura Marcelo Frizon tem uma postura mais crítica em relação aos blogs. "Um blog deveria ir além de relatar a vida de uma pessoa. Deveria fazer diferença na vida do leitor".
Frizon destaca também a dificuldade de filtrar sites de qualidade atualmente. "Muitos blogs que visitei têm layouts bonitos e diferenciados, mas pecam na gramática ou no conteúdo apelativo", reclama.
Para classificar os blogs quanto à qualidade, internautas criaram páginas onde é possível conferir os atributos dos avaliados. É o caso do Top Blogs e do Mar de Blogs.
Nem todos os blogueiros, entretanto, concordam com as avaliações. O gaúcho Charles Pilger, criador do BlogTchê, diz não se importar com a nota que seu blog recebeu. "É engraçado, pois a minha proposta de site é ser despojado, até um pouco trash".
Os primeiros blogueiros surgiram em 1998, quando o termo blog foi cunhado pelo americano Jorn Barger. A partir da criação do primeiro site de construção e hospedagem gratuito, o Blogger.com, pessoas comuns do mundo inteiro passaram a postar mensagens sobre os mais variados assuntos. Os que não sabem inglês podem recorrer ao Desembucha.com, único site em português para edição de blogs via browser. Criado em maio, o serviço já conta com quase 2 mil blogs cadastrados.
SEU DIÁRIO | Programas gratuitos para criação de weblogs: |
• Desembucha www.desembucha.com nico servidor de hospedagem e postagem em português. Recomendado para blogueiros iniciantes e leigos em HTML.
• Blogger www.blogger.com O mais popular dos editores de weblogs. Oferece hospedagem gratuita no www.blogspot.com e 38 templates. Em inglês.
• Manila www.weblogger.com Baseado nas aplicações para edição de páginas, reúne principalmente a comunidade virtual de webdesigners.
• Pitas www.pitas.com Também oferece hospedagem simples, modelo pré-formatado de páginas e controle opcional de HTML.
• GrokSoup www.groksoup.com Modelo de página de notícias que oferece ferramenta de mala-direta e a possibilidade do leitor comentar os posts.
• Squishdot squishdot.org Tipo de fórum de leitores que possibilita moderação de artigos, suporta arquivos anexos e subtemas com imagens associadas.
• Greymater noahgrey.com/greysoft Ferramenta em script cgi, que funciona no próprio servidor do usuário. Permite bloquear comentários através do número IP do internauta.
• Blogtchê www.poanet.com.br/blogtche Página da comunidade blogueira gaúcha
• Blogueiros blogueiros.blogspot.com Blog coletivo que reúne quase todos diários virtuais do país |