Há quatro anos, a Apple revolucionou o mercado de computadores com o anúncio do iMac, um computador translúcido, colorido, bonito, completamente diferente do padrão da época. Depois de 6 milhões de unidades de iMac vendidas, a Apple revoluciona mais uma vez e reinventa o iMac. O anúncio foi feito hoje pelo CEO da Apple, Steve Jobs, durante o discurso de abertura da Macworld San Francisco. A nova linha iMac tem monitor LCD tela plana de 15’. O monitor é sustentado por um braço totalmente articulado (foto), que permite direcionar o monitor para onde o usuário quiser – para cima, para baixo, para frente, para trás, de um lado para o outro. A base, arredondada, tem a altura de uma caixa de CD, comporta as placas e funciona como um hub digital, com 3 portas USB, FireWire e Ethernet.
A tela plana LCD do iMac tem 15 polegadas e resolução de 1024 por 768 e oferece quase a mesma área visualizável do monitor CRT de 17’. Ele é duas vezes mais brilhante e três vezes mais nítido do que os velhos monitores de tubo, além de ser muito melhor para os olhos, por não ter batimentos de tela (flicker).
Dentro da base ultracompacta vive o iMac mais rápido de todos os tempos, com processador que chega a 800MHz com Velocity Engine; SuperDrive para tocar e gravar CDs e DVDs, com capacidade para mais de 1GB de memória e mais de 60GB de disco rígido e acelerador gráfico NVIDIA GeForce 2MX com 32MB de memória DDR.
Os novos iMacs foram projetados para ser o centro do estilo de vida digital emergente e trazem os melhores softwares da Apple para fotografia digital, música e vídeo. Todos os modelos novos do iMac incluem o iMovie 2, o software de edição de vídeo mais fácil de usar do mundo; o iTunes 2, o impressionante software para música digital que permite ao usuário armazenar e organizar suas músicas favoritas no computador, gravar seus próprios CDs personalizados e sincronizar com o iPod, o tocador de MP3 da Apple. Todos os modelos do iMac equipados com um SuperDrive incluem o iDVD 2, para que os usuários possam criar e gravar facilmente seus próprios DVDs.
Os novos iMac também são projetados para funcionar com o iPhoto, o novo software da Apple para álbuns digitais de fotografia (disponível para download grátis em www.apple.com). Com o iPhoto, os usuários podem facilmente importar imagens diretamente de câmeras digitais; organizar e controlar coleções de foto com milhares de imagens; criar automaticamente um site profissional com suas fotos e mesmo criar e imprimir um livro com as imagens.
"A nova linha iMac vem para liderar a era do monitor LCD para todos. O monitor CRT está oficialmente morto", afirmou Jobs. "Agora, com o poderoso processador PowerPC G4 e SuperDrive, todo mundo vai poder criar e gravar seus próprios CDs e DVDs em casa".