Os ciberovos de Páscoa (easter eggs)têm como principal objetivo revelar o nome dos criadores de um software. "Geralmente as empresas não divulgam os nomes dos programadores responsáveis pelos programas. Daí a necessidade da criação de caminhos tortuosos para esconder seus nomes neles, que são então lançados com o segredo", explica o programador mineiro Carlos Eduardo de Andrade (foto), que montou a seção de ovos de páscoa digital no seu Cadu's Site.Os ciber ovos também trazem outras surpresas agradáveis. "Eles podem esconder jogos (como no Excel), piadas, fotos, dentre outras inúmeras possibilidades, que variam de acordo com o humor imponderável dos programadores", conta Andrade. Ele mesmo colocou ovos de Páscoa em todos os softwares em que trabalhou. "Nenhum sai do forno sem alguma surpresa", diz, orgulhoso.
Um deles foi depositado num módulo de um software do Sebrae, o Sistema de Indicadores de Desempenho Empresarial. "Foi um ovo dividido em duas etapas. Na primeira, você via o nome dos programadores (no caso, o meu e o de um colega) e depois de um caminho tortuoso, encontrava nossas fotos", lembra.
Ele conta que o interesse pelos ovos de Páscoa começou há vários anos. "Testava as dicas de jornais e revistas na era pré-Internet, e comecei a colecionar as reportagens, algumas vezes tentando encontrar algo além do que era escrito. Cheguei a achar um por acaso enquanto estava jogando Paciência para Windows CE", aponta.
Na sua opinião, os eggs são um meio eficiente de divulgação gratuita dos programas em sítios, jornais e revistas. E, não por acaso, um dos softwares que trazem mais eggs é o Excel. "Acho que já é uma tradição. No Excel 95, por exemplo, havia um jogo como Quake, no 97, um simulador de vôo e no 2000, um jogo de corrida. É provável que o chefe deles incentive o segredo. A Microsoft geralmente não se importa com os ovos de Páscoa", analisa.
No Cadu's, criado em 1996, Andrade dá dicas preciosas de como descobrir os segredos contidos, principalmente, nos programas da Microsoft. Este mês, o site vai trazer dicas de como descobrir os ovos no Excel 2001 (XP) e 2000, além do Word 2000.
Receita é ter paciência
As dicas básicas para quem está a fim de participar da caçada aos ovos digitais é ter paciência e obstinação, além de ser bastante criativo. Clique em funções que você pouco utiliza quando está trabalhando, pois, de repente, ele aparecerá na tela de seu micro. Os ovos de Páscoa digitais podem ser acionados por um conjunto de teclas, ou um clique num determinado lugar da janela.
As dicas são do programador Carlos Eduardo de Andrade, que, de tão obstinado e paciente, dedica-se até a procurar ovos no Linux. "É mais difícil haver easter eggs no Linux, porque muitos programas são de código-fonte aberto, então não há onde esconder o caminho. A maioria dos programas é no modo console, ou seja, não possui telas muito enfeitadas".
Uma dica de Andrade pode ser usada no PHP. Basta acessar qualquer página .php em um servidor Linux, colocando após o endereço o string: "?=PHPE9568F36-D428-11d2-A769-00AA001ACF42". A foto do criador do PHP irá aparecer na página.