Usuários de softwares de troca de música compram mais CDs
Quarta, 24 de abril de 2002, 20h05
Ao contrário do que argumentam os crÃticos mais ferozes dos programas de trocas de arquivo, são os usuários deste tipo de software que mais estão suscetÃveis a comprar CDs novos. Uma recente pesquisa do Jupiter Media Metrix mostra que os usuários dos programas sucessores do Napster estão mais propensos a comprar discos do que os ouvintes tradicionais de música.A mesma pesquisa conclui também que novas tecnologias como acesso à Web em banda larga e gravadores de CD estão diminuindo os lucros das gravadoras. No entanto, a situação não é tão simples. Analistas do instituto de pesquisas explicam que novas tecnologias, como programas peer to peer e CDs regraváveis, influenciam os ouvintes em ambos os sentidos, ou seja, incentivam tanto para comprar mais gravações originais quanto para piratear discos. Entre os entrevistados, 29% dos usuários de aplicativos como o Audiogalaxy afirmam que seus hábitos de compra de música mudaram após começarem a usar estes softwares. Deste total, 19% aponta gastos maiores em música e 10%, gastos menores. A pesquisa mostra ainda que usuários deste tipo de programa estão 41% mais propensos a comprar produtos originais. A influência de gravadores de CDs e do acesso à Internet em banda larga também foi monitorada. Segundo os dados do estudo, pessoas que usam CD-Rs tem 7% menos chances de comprar álbuns originais. Internautas que utilizam acesso em banda larga tem 17% menos.
JB Online
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