Os boateiros de plantão na Internet não perdoam nem duas grandes paixões nacionais: Copa do Mundo e cerveja. Basta ler um e-mail que está circulando pela rede para ter certeza disso. A mensagem afirma que a AmBev, "preocupada com o horário atípico dos jogos da próxima Copa do Mundo" (que será realizada no Japão e na Coréia do Sul), está prestes a lançar uma cerveja com gosto mais suave, especialmente preparada com um aditivo de cafeína, para ser bebida pela manhã. O texto é bem escrito, vem com uma foto (ao lado), é elaborado em formato de press-release (material para distribuição à imprensa) e até cita declarações de um suposto gerente de marketing da AmBev, um certo Rubens Sodré. Por isso, a mensagem pode enganar muita gente.
A assessoria da AmBev informou a InfoGuerra que a empresa não tem planos de lançar uma "cerveja matinal" com gosto de café, muito menos possui em seus quadros um gerente com o nome de Rubens Sodré. Portanto, se receber a mensagem, não a repasse a seus amigos.
A AmBev (Companhia Brasileira de Bebidas) foi criada em 1999, fruto de uma fusão entre as cervejarias Brahma e Antartica. Apesar de ser apenas um trote eletrônico, a idéia de uma cerveja suavizada para ser bebida pela manhã não é má, e uma campanha como a descrita poderia fazer sucesso entre os torcedores mais empolgados. "Se não for verdade alguém estará perdendo bastante dinheiro", comentou Fernando Marés, um dos leitores que enviou a mensagem para análise.
Veja abaixo uma cópia do e-mail:
Cerveja matinal será lançada especialmente para a Copa do Mundo
A AMBEV está prestes a anunciar uma grande novidade em sua linha de produtos. Preocupada com o horário atípico dos jogos da próxima Copa do Mundo, a empresa investiu no desenvolvimento de um tipo de cerveja especial para ser consumida no período matutino. A bebida contará com um forte aditivo de cafeína e terá seu sabor suavizado, adaptando-se ao gosto do consumidor para os primeiros momentos do dia.
"O aparelho digestivo não se adapta facilmente às bebidas alcoólicas após um longo período de sono, por isso suavizamos o sabor da cerveja. Também adicionamos a cafeína para que o organismo desperte com mais rapidez", explica Rubens Sodré, gerente de marketing da AMBEV. A empresa vai investir mais de 18 milhões de Reais para não perder os grandes lucros proporcionados pelo aumento de vendas durante o mundial. "Várias pesquisas foram realizadas até que o produto ficasse compatível com a preferência dos consumidores, garantimos que os torcedores não ficarão sem a companhia da sua cerveja gelada apenas porque o jogo está sendo realizado às 7 da manhã", completa Rubens.
O nome e a campanha publicitária do novo sabor de cerveja só serão anunciados em uma grande festa de lançamento na sede da empresa no próximo dia 10 de maio às 6 horas da manhã, é claro.