Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Site JornaldaGlobo.com aparece pichado

Terça, 30 de julho de 2002, 17h06

"Sim! A globo foi ownada! quem diria a intocável mão de todos plim plim!". Esta era a frase que se encontrava, nas primeiras horas desta terça-feira, no site www.jornaldaglobo.com, logo abaixo do símbolo da Rede Globo de Televisão representado em chamas. O grupo que assumiu a ação foi o Isotk (In search of the knowledge, isto é, "Em busca do conhecimento"). Pouco tempo depois, o mesmo endereço já apresentava o site do Jornal da Globo que todos conhecem.

Apesar das aparências, o Jornal da Globo não foi realmente invadido. Tudo não passou de um truque para enganar os incautos. O endereço jornaldaglobo.com não pertence à rede de televisão. Pertence, isso sim, aos crackers.

No último sábado, um dos integrantes do grupo registrou o domínio e usou informações falsas, como o nome da Rede Globo no campo do registrante. Quem observar com mais atenção os dados, verá que o endereço de e-mail do contato administrativo do domínio é isotk@bol.com.br e que os servidores que hospedam o site são da empresa HostSave.

O Isotk criou uma página que parecia desfigurada, enviou mensagens aos sites de espelhos — que registraram o suposto ataque — e pouco depois retirou a página, deixando o domínio redirecionado para o endereço real do Jornal da Globo. Isto daria a impressão de que o site foi pichado e em seguida restabelecido. A página continha críticas e denúncias de sonegação de impostos à Globo e à sua retransmissora, a RBS, do Rio Grande do Sul. Também trazia alusões à morte do jornalista Tim Lopes.

Foi feito o contato por IRC com um dos integrantes do grupo, cujo apelido é Intrud3rm4n. De início, ele tentou sustentar a mentira, dizendo que há tempos o grupo tentava invadir um site da Globo, havia descoberto um bug no servidor Solaris 8 do site e desenvolveu um exploit (programa) para explorar a falha. Acontece que o site jornaldaglobo.com roda em servidor Apache e muitas das informações de registro são falsas.

Desmascarado, ele admitiu a brincadeira, com bom-humor, dizendo que o truque só "iria enganar umas 10 milhões de pessoas, mas não uns 15 mil espertos". Também disse que prepara outras ações semelhantes e revela que já registrou mais de 2 mil domínios, todos com números de cartão de crédito roubados.

"Várias homepages estão vulneráveis. O cara coloca o número do cartão de crédito nelas, nós pegamos e gastamos tudo. Já comprei dois laptops assim". Aparentemente, ele não está mentido, pois indicou a página de um site de produtos eróticos em que se podia ver mais de cem números de cartões, ao lado dos nomes dos clientes.

Perguntado se não tinha medo da Justiça por atitudes como roubar dados de cartões, registrar domínios com informações falsas e redirecioná-los para o site de empresas conhecidas, ele disse que "não estava nem aí". Um dos motivos para o descaso é a sua idade — ele afirma que tem 16 anos. "Sou de menor e a lei do Brasil é uma m...".

O mais irônico é que, a menos que alguma ação legal seja tomada, o domínio jornaldaglobo.com e outros com nomes famosos pertencem agora a um grupo de crackers. Às 16h30 desta terça-feira, o site já estava inacessível. Uma das cópias do falso ataque pode ser vista no site Delta5, que colaborou para esta reportagem. Para ver o espelho, clique aqui.

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.


  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade