Programadores europeus acabam de lançar uma versão do kernel do Linux compatível com o hardware do Xbox, que precisa apenas de um mod chip para rodar.
O Projeto Xbox Linux lançou a versão 0.1 nesta segunda-feira, dia 19. Ela é básica e transforma o console em um servidor Web que pode ser operado por Telnet (o famoso protocolo de terminal remoto). O Xbox é baseado no padrão PC, porém para rodar o Linux é preciso fazer uma pequena modificação no hardware, usando um mod chip (modification chip) que permite rodar softwares sem a assinatura digital da Microsoft. A versão atual do Xbox Linux ainda não consegue acessar os circuitos de vídeo e áudio do console.
Este é apenas o primeiro passo para o lançamento de uma versão integral do Linux que suporte todo o hardware do Xbox, e futuramente possa ser usado como um computador comum. A equipe do projeto pretende integrar recursos como leitura de arquivos de áudio e vídeo, além de permitir uso de teclados, mouses e webcams.
O programa pode ser carregado por um módulo de memória ou através de um CD-ROM, com um programa que carrega a BIOS na memória do Xbox.