Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Nokia aposta em celular com jogos para estimular mercado

Terça, 04 de fevereiro de 2003, 09h28
Nokia: celular com jogos
A fabricante de telefones celulares Nokia entrará em território desconhecido amanhã. A empresa lançará um celular que serve como videogame portátil, um mercado dominado pela japonesa Nintendo.

Insatisfeita com o crescimento lento do mercado de celulares, a Nokia decidiu tentar o multibilionário mercado de jogos portáteis. As vendas totais de jogos apenas na América do Norte cresceram 27%, para US$ 4 bilhões, nos 11 primeiros meses de 2002, de acordo com o grupo de pesquisa de mercado NPD Funworld.

O produto de estréia da Nokia, o N-Gage, será semelhante ao Gameboy Advance, da Nintendo, o principal aparelho portátil para jogos do mercado, mas resta a pergunta: venderá como o Gameboy Advance?

Até 30 de setembro, a Nintendo, mais conhecida pelos seus jogos Super Mario, havia vendido 24 milhões de Gameboy Advance em todo o mundo, e 71 milhões de jogos desde o lançamento do sistema, em março de 2001.

Como a Nintendo, a Nokia também anunciou que produzirá jogos, que serão desenvolvidas em cartões de memória. A Sega, respeitada criadora de jogos japonesa, produzirá conteúdo para o N-Gage, levando seu popular personagem Sonic, o porco-espinho, aos usuários do novo celular.

A Nokia tem uma marca forte entre os entusiastas da tecnologia, mas há dúvidas quanto a sua capacidade para destronar a Nintendo.

"Eles terão de estabelecer uma subsidiária de grande porte para desenvolver jogos, a fim de competir com o elenco de títulos do Gameboy. Estamos falando de investimentos maciços", disse Ben Keen, diretor executivo do grupo de pesquisa de mercado ScreenDigest, de Londres.

"A Nintendo controla o mercado", reconheceu o vice-presidente executivo de telefones móveis da Nokia, Anssi Vanjoki, em conversa com a Reuters em janeiro.

Vanjoki acrescentou que a Nokia trará novos elementos para a indústria de videogames, tais como jogos sem fio, derivados de sua experiência como maior fabricante mundial de telefones celulares.

Volta para a capa | Volta para as notícias

Reuters Limited - todos os direitos reservados 2000.
Clique aqui para limitações e restrições ao uso.


  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade