Na última sexta-feira, o grupo norueguês de software Opera zombou da gigante do software norte-americana Microsoft com o lançamento de um browser para a Internet que converte o texto do site da Microsoft em uma linguagem usada por um popular fantoche da televisão.
Quando usuários do Opera visitam o site MSN da Microsoft com o novo browser, o texto exibido aparece para eles em uma linguagem que imita a do incompreensÃvel cozinheiro sueco do Muppet Show, anunciou a Opera em declaração.
Em outros sites, entre os quais o da Opera, o browser funciona normalmente.
Um executivo da Opera disse que o objetivo era protestar contra uma prática da Microsoft a qual, segundo a Opera, impede que usuários de seu browser - concorrente do Internet Explorer, da Microsoft - vejam sites corretamente.
O porta-voz da Microsoft, Jim Desler, não comentou de imediato as alegações da Opera.
Lie falou ainda esperar que o browser do cozinheiro sueco faça com que a Microsoft mude seus hábitos e que a brincadeira representa uma alternativa a um processo.
"Espero que Bill Gates o copie. É bem engraçado", disse Lie.
A Opera já duelou com a Microsoft antes. Em 2001 os usuários do browser, segundo a empresa, foram bloqueados e não podiam acessar o site da MSN, mas um levante dos internautas forçou a Microsoft a retroceder.