O Google comprou a Pyra Labs, empresa responsável pelos weblogs pessoais Blogger.com. Levando a Pyra, o Google ganhou ainda o Blogspot.com, o serviço de hospedagem gratuito vinculado ao Blogger.com. O fato deixou em polvorosa blogueiros do mundo todo e é, provavelmente, uma das notícias que mais rapidamente se transmitiu pela Web. A compra foi anunciada pelo próprio Evan Williams, CEO da Pyra Labs. Evan conta em seu blog Evhead.com que recebeu um telefonema de Jason, desenvolvedor da Pyra. O telefonema informava que a compra já havia sido fechada e divulgada no weblog do jornalista Dan Gillmor, do SiliconValley.com. Williams projetou o site de Gillmor em seu laptop conectado via wireless para a platéia.
A finalidade da aquisição da Pyra Labs pelo Google ainda não está completamente clara. O investimento é o primeiro do Google na área de gerenciamento de conteúdo para a Web. o Google já disponibiliza todo o arquivo da Usenet, o arquivo gigante de newsgroups na Web, que forma o Google Groups. Um arquivo tão poderoso como o Google Groups para posts de weblogs pode mudar a forma como se pesquisa hoje na Web. Experiências de indexação de blogs já existem, mas ainda são muito precárias. Entre elas estão o Memigo.com e o Projeto Lafayette.
A indexação de links mais frequentes em weblogs já é algo bem mais popular. O Blogdex do MIT e o Toplinks brasileiro são links obrigatórios para os blogueiros brasileiros. O Blogdex sofreu, na semana passada, o primeiro erro de indexação citando um spam bloguístico como um dos links mais apontados. Documentou o acontecimento Daniel Pádua, do Blogchalk, outro sistema de indexação de blogs, diferente por utilizar localização geográfica dos blogueiros.
Outro ponto importante do negócio para os blogueiros brasileiros é o possível futuro do Blogger.com.br. O Blogger Brasil, que pertence à Globo.com, pode pegar uma carona no Google ou ser simplesmente ignorado. Até o fechamento desta matéria, não havia nenhum comunicado sobre o futuro do Blogger brasileiro no site hospedado na Globo.com.
Um blogueiro fez uma transcrição aproximada do evento onde houve o anúncio da compra. Áudio do evento também está online.
O Blogosphere também destacou-se por destacar os audioblogs. Nos audioblogs, o blogueiro disca um número de telefone e dita seu post, que é colocado em forma de áudio na página de seu blog.