Submarino inaugura quatro lojas fÃsicas esta semana
O Submarino, um dos maiores sites de varejo da América Latina, inaugura esta semana quatro lojas fÃsicas no interior de Minas Gerais e de São Paulo, em um projeto piloto que quer tornar a marca da companhia conhecida como vendedora não só de CDs e livros, mas também de eletroeletrônicos, presentes finos e alimentos.As lojas serão abertas nas cidades mineiras de Patos de Minas, Uberaba e Caldas, e na paulista Pirassununga, entre hoje e sexta-feira desta semana, afirmou o Submarino em comunicado enviado à imprensa. Juntas, custaram ao site um investimento de R$ 50 mil. "Ter a loja na cidade torna o negócio mais seguro para os consumidores, principalmente para aqueles que não têm computadores", disse em comunicado enviado à imprensa o diretor-geral do Submarino, Murillo Tavares. A expectativa do Submarino é abrir 50 lojas até o final de 2003. A empresa espera que um sistema de franquias impulsione a abertura de novas unidades, a exemplo do modelo de Caldas, onde a loja será aberta por uma varejista local. As lojas não terão estoques próprios e funcionarão com computadores ligados à Internet onde os consumidores poderão fazer seus pedidos e receber os produtos em casa. O Submarino prevê faturamento de R$ 130 milhões para este ano. O grosso disso virá das vendas de Natal, que no ano passado responderam por 40% das vendas anuais, de R$ 76 milhões. A expectativa é que as festas de fim de ano gerem 35% da receita da empresa em 2002. Os números de comércio eletrônico divulgados por várias empresas de medição do mercado brasileiro de Internet continuam crescendo e o otimismo do setor motiva o Submarino a prever um faturamento de R$ 200 milhões no ano que vem, dobrando esse valor para R$ 400 milhões em 2005. Em setembro, quando o Submarino divulgou seu último balanço financeiro trimestral - onde atingiu receita de R$ 30 milhões e Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) positivo entre R$ 300 mil e R$ 600 mil -, Tavares tinha afirmado que "gostaria" que nos próximos 12 a 18 meses os pontos fÃsicos de presença do Submarino gerassem 15% do faturamento da empresa.
Reuters
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