A IBM Brasil, o Banco do Brasil, a Solectron Brasil, a Universidade de Brasília e o Instituto Atlântico assinaram convênio de cooperação técnica e científica em TI, que tem como objetivo formar profissionais para desenvolver aplicações baseadas em Linux e no ambiente mainframe para o mercado financeiro. O investimento totaliza R$ 5,2 milhões. Para o treinamento desses profissionais serão construídos 4 laboratórios, com capacidade para 30 estudantes cada, nas dependências da Universidade de Brasília. Os dois primeiros laboratórios já foram entregues em dezembro de 2002 e os outros dois estão previstos para 2003 e 2004, respectivamente. A meta é atender 120 alunos por ano.
Além de equipamentos, a IBM vai treinar os professores e oferecer suporte técnico. A parceria com a Universidade conta, também, com a inclusão de oito disciplinas sobre mainframes e software de código aberto na grade curricular da instituição.
O Instituto Atlântico, sediado em Fortaleza (CE), também receberá parte da verba. Este valor será utilizado para o desenvolvimento de aplicativos da área financeira em ambiente Linux. O direcionamento deste trabalho contará com a experiência do Banco do Brasil sobre o uso dos aplicativos necessários no segmento financeiro.
Todos os recursos investidos são provenientes da Lei de Informática. De acordo com a Lei, as empresas de tecnologia beneficiadas com a redução de impostos teriam que investir 4,5% de sua receita bruta em pesquisa e desenvolvimento. Para 2003, este percentual foi reduzido para 4,25%. A administração do orçamento será feita pela Solectron.