Usabili... o quê?
ANDRÉ DE ABREU
Desde o ano passado a usabilidade está aparecendo cada vez mais nos noticiários, nas empresas e, principalmente, nas entrevistas de seleção. Alguns portais já pedem aos seus novos designers conhecimentos de navegação, arquitetura da informação e a tal usabilidade, em vez de exigir o domÃnio de Dreamweaver, Flash e Photoshop, como costumava acontecer.
O mercado está começando a perceber que não importam os milhões de dólares gastos em tecnologia sem que o usuário possa usá-la. Neste cenário, a usabilidade entra para tentar mostrar essa realidade aos que ainda não pensam nas pessoas que estão do outro lado do monitor acessando seus sites.
Além da preocupação com o consumidor, outra das razões para a usabilidade estar tão em voga é a financeira. De acordo com o estudo publicado em 2000 pela consultoria Creative Good, todo o setor de e-commerce poderia ter lucrado US$ 20 bilhões em vendas se tivesse investido na melhoria da navegação e usabilidade de seus sites.
Por tudo isso, nas próximas páginas vamos tentar conhecer as idéias de alguns estudiosos do assunto para tentar aperfeiçoar ainda mais a experiência usuário-site. A partir daÃ, você poderá se aprofundar no tema e se tornar um profissional diferenciado deixando, ao mesmo tempo, centenas de internautas felizes. Confira!
- InÃcio
- Colocando os pingos nos i's
- Organização, design e conteúdo
- Preparando a matriz do site
- Embalando o produto
- Fechando o pacote
- Ãreas de atuação
- Bibliografia e sites recomendados
Volta para a capa | Volta para Especial
|