Mais do que mero hábito para evitar doenças, a hora do banho e os cuidados que temos com a higiene do bebê são momentos de troca de afeto e em que o amor entre a mãe e filho começa a se estabelecer. Os cuidados são, além disso, indispensáveis para prevenir infecções, já que o sistema imunológico da criança não está totalmente desenvolvido quando ao nascer.A higiene do seu bebê começa pela sua e pela do local em que você irá cuidar dele. Lembre-se: deixe sempre limpos os lugares onde ele está e, em especial, onde irá trocá-lo ou dar banho. E, claro, lave sempre as mãos com água e sabão antes de segurá-lo.
A troca de fralda
Para diminuir o risco de assaduras e a dermatite, é importante trocar a fralda com freqüência, a cada três ou cinco horas, limpar o bumbum com muita água e sabão e deixar o bebê sem fralda durante um tempo, para que a pele possa "respirar". O seu pediatra pode indicar um creme que ajude a manter a pele distante da umidade da fralda.
Para casos muito especiais, como viagens de avião ou carro, existem pequenas toalhas umedecidas que podem ser usadas. É muito importante que, nas meninas, a limpeza seja feita de frente para trás, para evitar riscos de uma infecção vaginal. Nos meninos, é importante limpar com cuidado o prepúcio para completar a higiene.
O banho do bebê
O banho não só responde às necessidades higiênicas, mas também é um momento importante de relaxamento. Antes de colocá-lo na banheira, limpe seu bumbum cuidadosamente, ou a banheira pode se converter em um foco de infecção. Lave primeiro o cabelo, depois o corpo, sem esquecer das axilas e das pequenas dobras.
Para a cabecinha, utilize uma esponja natural, com suavidade. Nos primeiros dias é suficiente banhar com água, evitando molhar o umbigo. Depois você poderá utilizar um xampu suave especial para o cabelo. Trate o umbigo com álcool ou com um anti-séptico. Cubra-o com um pedaço de gaze estéril, que você deve trocar cada vez que ficar molhado ou que trocar a fralda.
Cuidando da pele
A pele do bebê é muito delicada. Existem óleos especiais que a ajudarão a limpar o bebê durante as primeiras duas semanas. Depois já é possível usar sabonetes líquidos específicos, cremes, loções ou óleos para hidratar sua pele. Mantenha sempre as unhas limpas e arredondadas. Não introduza cotonetes nos ouvidos do bebê.
Sempre que tiver dúvidas de como agir, converse com o seu pediatra. Na maioria das vezes, os cuidados mais simples são os mais importantes para se prevenir doenças e pequenas infecções.