Se a gravidez se desenvolve naturalmente, você e seu parceiro podem continuar mantendo uma vida sexual sem problemas. Não há nenhum motivo fisiológico que impeça o sexo durante a gravidez ou prejudique o feto. A única recomendação seria procurar posições que sejam mais cômodas para você e que não pressionem a barriga quando ela aumentar de volume. Mas, não só as relações sexuais podem acontecer durante a gravidez, como - devido ao alto nível de hormônios sexuais que existem - muitas mulheres têm aumento do seu desejo durante a gravidez e o aproveitam de um modo muito especial.
Os possíveis desconfortos nos três primeiros meses (como náuseas) e no terceiro trimestre (como o cansaço) pode fazer com que algumas mulheres tenham uma diminuição da libido nesses períodos.
O maior volume do corpo e a nova imagem corporaql também podem provocar certo repúdio ou pudor diante do ato sexual por medo de não satisfazer os gostos do parceiro. Mas isso deve ser superado e é necessário saber que para muitos homens existe uma grande atração em fazer amor com "sua" mulher grávida.
A sensibilidade dos seios femininos é também maior durante este período, portanto o homem deve ser especialmente cuidadoso e delicado em todos os sentidos. À medida que a mulher comece a sentir-se incomodada pode ir buscando novas posições que não pressionem tanto a barriga.
Tabu - A idéia de que fazer amor antes de dar à luz pode prejudicar o feto é somente preconceito. O útero está protegido e se o parceiro mantém uma boa higiene corporal, não há perigo de infecção. O bebê não pode ser atingido uma vez que está protegido dentro da bolsa cheia de líquido amniótico. O que se deve evitar é praticar sexo de maneira demasiadamente brusca, o que poderá ser causa de doenças e irritações.
Se existe algum problema, será o seu ginecologista quem deve desaconselhar a prática das relações sexuais. Em todo caso, você deve manter relações sexuais somente com seu parceiro e pensando que não é o momento de realizar posições muito criativas.
Diante de algumas destas situações interrompa as relações sexuais e consulte seu médico: