01.

Vida profissional x maternidade

Um dos grandes dilemas da mulher moderna é saber conciliar a educação dos filhos e a vida profissional. De acordo com a psicóloga Angela Costa, a dúvida entre investir esforços em uma carreira profissional ou dedicar-se à construção de uma família angustia muitas mulheres.

Ela explica também que, em alguns casos, a vontade natural de ter filhos pode se tornar um problema. "Para algumas mulheres, a carreira é o seu sustento. Mas vemos que a preferência pela carreira, a longo prazo, não satisfaz tanto a mulher quanto a família", observa.

Para as que pretendem investir nas duas coisas simultaneamente, ela recomenda o meio termo: "sugerimos que ela escolha algo que permita controlar seu tempo, pois certas carreiras dão a flexibilidade de horário. Preferencialmente, procure empresas que tenham programas de jornada reduzida e garantia de retorno após licença maternidade. Essas questões podem ajudar a minimizar a angústia da mulher com relação a sua profissão e sua independência pessoal", indica.

Foto: Getty Images