O mapeamento do genoma humano significa muito mais do que uma grande conquista científica. Por causa dele, nos próximos anos, a humanidade terá parte de sua rotina se alterando a cada dia. Os remédios poderão prevenir doenças, em vez de tentar curá-las. Os alimentos poderão conter nutrientes na quantidade necessitada pelo nosso corpo, evitando as doenças. As enfermidades poderão ser detectadas antes mesmo que apareçam, conduzindo a vida humana a uma longevidade jamais sonhada.As possibilidades positivas não se esgotam aí, mas trazem consigo problemas também novos. O conhecimento produzido pelas empresas pesquisadoras é uma fonte de grandes possibilidades de exploração econômica na área farmacêutica, médica, de alimentos e produtos. Nos próximos anos, o genoma humano não será apenas assunto de novas pesquisas, mas também ocupará os tribunais. Lá, empresas discutirão a propriedade da informação, buscando recuperar investimentos e garantir novas fontes de lucro.
A decodificação do genoma desencadeará uma avalanche de questões éticas. A discriminação genética, por exemplo, era uma expressão sequer imaginável até pouco tempo atrás. Agora, sendo possível prever os desajustes gênicos de um bebê e conseqüências disso no decorrer de sua vida, seria possível discriminá-lo, seja nos planos de saúde, no emprego e na vida social.
A partir de agora, novos estudos poderão estender o mapeamento genético humano para qualquer área da ciência, motivando pesquisas e criando produtos. As aplicações cogitadas para o novo conhecimento são apenas uma parte do que está por vir.
Leia mais:
» Genoma humano pode ser consultado na Internet
» Genoma humano conteria 38 mil genes
» Desenvolvimento de drogas a partir de genoma pode levar anos
» Céticos dizem que genoma pode ser anúncio de mundo sinistro
» Cientistas anunciam mapeamento do genoma humano
» Significado das letras do genoma é o próximo desafio
» Geneticistas propõem "parlamento mundial"
» Celera dará mapa do DNA de graça e venderá interpretações
» A quem pertencem os genes?
» Área de biotecnologia é valorizada
» Clinton anuncia decodificação em cerimônia na Casa Branca
» Brasil ocupa lugar de destaque em pesquisa genética
» Saiba tudo sobre o projeto Genoma