Adele
A construção de um fenômeno: Adele
Se há alguém que parece não se incomodar en estar no topo é Adele. O maior fenômeno da música da atualidade, Adele Laurie Blue Adkins, de 23 anos, tem quebrado recordes atrás de recordes com seu segundo álbum, ‘21’. Um dos mais recentes foi permanecer 20 semanas não-consecutivas no número um das paradas britânicas, superando nomes como Queen e Oasis.
Outro grande mérito da cantora de soul foi ter seus dois discos, ‘19’ e ‘21’, simultaneamente no Top 5 das paradas britânicas. Tal façanha foi conseguida apenas pelos Beatles em 1963, com os discos ‘Please Please Me’ e ‘With The Beatles’.
A lista não para por aqui. Número um em 24 países, a cantora inglesa é um fenômeno que tem chocado por ser oposta aos últimos sucessos comerciais. Mas o que a faz tão diferente de todas as outras cantoras que surgiram nos últimos tempos, como Lady Gaga e Katy Perry?
Analisando a fundo este fenômeno, o Terra selecionou 10 fatores que pode ter contribuído para tanto sucesso, além de frases, curiosidades e recordes de Adele.
19
Lançado em janeiro 2008, 19 foi o álbum que lançou Adele no mercado britânico. Gravado quando a cantora ainda tinha 19 anos, o disco alcançou o topo das paradas britânica já na sua estreia. Com o disco, a inglesa ganhou o Grammy de Melhor Nova Artista de 2009.
21
Em 2011, Adele volta a explorar o fim de relacionamentos no álbum 21. Com hits como Rolling In The Deep, Someone Like You e Set Fire To The Rain, Adele conquista o mundo, tornando-se o maior fenômeno musical dos últimos anos. O disco quebra recordes atrás de recordes, como o de passar 17 semanas no topo das paradas da Billboard e vender mais de 3 milhões de cópias em um ano.Com tal façanha, Adele se torna a nova divã do soul.