Alunos suspeitos de agredir e xingar menina de 'macaca' são trocados de sala em escola em SP
Caso foi registrado, no dia 11 de março, como preconceito de raça ou cor, em Novo Horizonte; medida ocorreu após determinação judicial
Após determinação de afastamento concedida pela Justiça, os quatro alunos suspeitos de agredir e xingar uma menina de 'macaca' foram transferidos para outra turma na Escola Hebe de Almeida Leite Cardoso, em Novo Horizonte, no interior de São Paulo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A instituição informou que a medida foi necessária devido ao pedido da vítima de medida protetiva. O boletim de ocorrência foi registrado no último dia 11 na delegacia da cidade. Na ocasião, a mãe da garota, de 12 anos, relatou que a filha contou que foi agredida e xingada de 'macaca' e 'cabelo de bombril' por cinco alunos, sendo quatro da mesma sala dela.
A criança, que é negra e tem os cabelos trançados, teria sido jogada no chão e pisoteada pelos acusados, além de atingida por fezes de gato. A vítima passou por exame de corpo de delito.
"Ela chorava muito. Não quero que nunca mais que alguma criança sinta o que a minha sentiu. Para que nunca mais uma mãe chore que nem eu chorei de dor ao ver minha filha na situação que eu vi. Quero justiça", lamentou a mãe, em entrevista ao g1.
Em depoimento, a garota contou que não foi a primeira vez que foi agredida pelos alunos. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), o caso foi registrado como preconceito de raça ou de cor, perseguição e vias de fato. O caso é investigado pela delegacia da cidade.