PUBLICIDADE

Política

Quem são André Fufuca e Silvio Costa Filho, os novos ministros do governo Lula

Fufuca vai assumir o Ministério do Esporte; já Costa Filho será o novo ministro de Portos e Aeroportos

6 set 2023 - 21h56
(atualizado às 21h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Poder360

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta quarta-feira, 6, a entrada do PP e do Republicanos, partidos do Centrão, em seu governo. O petista convidou o deputado federal André Fufuca (PP-MA) para assumir o Ministério do Esporte, antes comandado por Ana Moser. Lula chamou o também deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) para assumir o Ministério dos Portos e Aeroportos. 

• Quem é André Fufuca? Fufuca tem a sua trajetória política marcada por ações que contrariaram posicionamentos do presidente Lula e do Partido dos Trabalhadores. Ele integrou a tropa de choque do ex-deputado Eduardo Cunha e é apadrinhado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

• Carreira política: Fufuca tem 34 anos, é formado em Medicina e natural de Santa Inês, a 280 quilômetros de São Luís. A carreira política de André Fufuca começou em 2010, quando, aos 21 anos, foi eleito deputado estadual pelo PSDB. Em 2014, foi eleito deputado federal pelo Partido Ecológico Nacional (PEN), que hoje se chama Patriota. Fufuca se filiou ao PP em 2016, e é o atual líder da bancada do partido na Casa.

• A favor do impeachment de Dilma: Em abril de 2016, o novo ministro de Lula votou a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Membro da "tropa de choque" de Eduardo Cunha, então presidente da Câmara no processo de deposição da petista, o parlamentar foi, em junho daquele ano, um dos nove deputados contrários à cassação de Cunha no Conselho de Ética da Casa, que foi aprovado no colegiado por 11 votos.

• Contribuiu para derrota do governo no Congresso: No fim de maio, o líder do PP fez parte daquela que é a maior derrota do governo Lula na Câmara até o momento: a aprovação do projeto de lei que prevê o marco temporal da ocupação de terras por povos indígenas. O partido do novo ministro deu 37 votos a favor e quatro contrários à proposta. Em abril, quando o governo ainda se articulava para tentar barrar a votação do tema, Fufuca apresentou um requerimento para pedir urgência da votação, que foi negado.

• Quem é Silvio Costa Filho? Costa Filho está na vida política por quase metade de sua vida. Seu primeiro cargo eletivo foi como vereador na capital pernambucana, Recife, onde é nascido, de 2004 a 2006. Na época, era filiado ao PMN e tinha 22 anos. Hoje, com 41, é pedagogo de formação. 

• Carreira política: Em 2007, Costa Filho foi eleito deputado estadual, cargo que ocupou durante doze anos - de 2007 a 2019. Na sua segunda candidatura ao Legislativo de Pernambuco, ele foi candidato pelo PTB. Quando se lançou para o legislativo federal, em 2019, mudou para o Republicanos, partido que foi base do governo Bolsonaro.

• "Cota pessoal" de Lula: Apelidado de "Silvinho" pelo presidente, o deputado já era chamado de ministro nos bastidores de Brasília. Ele ingressa na Esplanada como "cota pessoal" de Lula e uma estratégia de aproximação com o partido de Tarcísio, governador de São Paulo e possível candidato às eleições de 2026 diante da inelegibilidade de Bolsonaro.  

• Já votou a favor e contra o governo: Na gestão deste ano, Costa Filho votou a favor de duas propostas de interesse do governo Lula. As aprovações do MP dos Ministérios e da Reforma Tributária contaram com o "sim" do novo ministro. O novo ministro contrariou a gestão petista na votação do PL 490, que estabelece o marco temporal de demarcação de terras indígenas. Costa Filho foi a favor da proposta, que aguarda a apreciação do Senado.

*Com informação de Estadão Contéudo

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade