Outubro

As duas imagens divulgadas em outubro mostram, à esquerda, a construção do telescópio Vista e, à direita, o equipamento já pronto. A imagem mais velha foi tirada na segunda metade de 2004 e nela é possível ver o esqueleto da cúpula do telescópio na sua base circular.

Vista é uma sigla para Telescópio de Rastreio Visível e Infravermelho. Ele fica em um pico a cerca de 1,5 mil m a nordeste do Cerro Paranal, no Chile. Por causa do nivelamento do terreno, o pico perdeu 5 m de altitude - ficou com "apenas" 2.518 m.

A fotografia atual mostra o prédio do Vista, uma construção que tem 20 m de diâmetro. Em primeiro plano, aparece um edifício auxiliar, onde fica guardado o equipamento de manutenção e funciona uma oficina de revestimento - nela, os espelhos do telescópio recebem uma fina camada refletora de prata.

O Vista registra a luz no infravermelho com sua câmera de 3 t e 67 milhões de pixels.O equipamento foi criado por um consórcio de 18 universidades do Reino Unido, liderado pela Queen Mary (Londres), e fez parte do acordo de adesão do Reino Unido ao ESO. O resultado foi o maior telescópio de rastreio do mundo e que, desde dezembro de 2009, mapeia o céu austral.

Foto: ESO/Divulgação Foto: ESO/Divulgação